EXPLORAÇÃO DO GÁS NATURAL EM MOÇAMBIQUE COMO FACTOR DE CONFLITO ARMADO:
UM OLHAR SOBRE A PROVÍNCIA DE CABO DELGADO
DOI:
https://doi.org/10.59508/geoafrica.v4i13.72147Palavras-chave:
Palavras-chave: Exploração. Recursos. Maldição. Insurgência. Cabo Delgado.Resumo
O estudo analisa de que forma a exploração do gás natural liquefeito (GNL) em Cabo Delgado, uma das maiores reservas descobertas no mundo nas últimas décadas, está associada à instabilidade sociopolítica e militar na região. A descoberta de gás natural na Bacia do Rovuma, no norte de Moçambique, atraiu avultados investimentos internacionais. As expectativas iniciais centravam-se no desenvolvimento socioeconómico e na melhoria das condições de vida das comunidades locais, em particular, e do país em geral, nomeadamente através da criação de empregos directos e do aumento das receitas fiscais. Contudo, a realidade evidencia deslocamentos forçados, perda de acesso a recursos, exclusão social e agravamento da violência armada ao nível provincial. O conflito armado já provocou mais de um milhão de deslocados entre 2017 e 2025. A investigação é de natureza qualitativa, exploratória e interpretativa, tendo a sistematização dos resultados sido realizada com base em artigos científicos, relatórios de organizações não-governamentais, documentos oficiais e estudos de caso sobre insurgência e segurança energética.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2026-01-17 (2)
- 2026-01-16 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Boletim GeoÁfrica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



