A INTEGRAÇÃO SOCIOECONÓMICA DOS DESLOCADOS INTERNOS DO TERRORISMO DO NORTE DE MOÇAMBIQUE NO CENTRO DE ACOLHIMENTO DE MALICA
DOI:
https://doi.org/10.59508/geoafrica.v4i13.72149Resumo
O artigo tem como objetivo compreender a Integração socioeconómica dos deslocados do terrorismo, tendo como foco o Centro de Acolhimento de Malica no distrito de Lichinga ao norte de Moçambique. O problema central reside na dificuldade dos deslocados em se reintegrarem numa nova realidade, marcada pela dependência da ajuda humanitária e pela escassez de oportunidades económicas. A justificativa da pesquisa baseia-se na necessidade de compreender os obstáculos e potencialidades da reintegração, visando contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficazes. A metodologia utilizada foi de abordagem mista (qualitativa e quantitativa), com natureza básica e carácter exploratório. Foram aplicadas entrevistas aos 2 técnicos de Instituto Nacional de Gestão de Risco de Desastres (INGD) e 21 deslocados. Os resultados indicam que os principais desafios enfrentados pelos deslocados incluem o conflito no acesso à terra para a prática de agricultura, a falta de alimentação e a ausência de oportunidades de emprego. Verificou-se ainda a fraca presença de apoio financeiro estruturado. Conclui-se que a integração socioeconómica dos deslocados exige medidas coordenadas, políticas inclusivas e investimentos em formação e emprego, de modo a garantir sua autonomia e contribuir para o desenvolvimento local.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2026-01-17 (2)
- 2026-01-16 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Boletim GeoÁfrica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



