CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA DAS FRACTURAS DOS MACIÇOS ROCHOSOS NA MINERADORA PROMAC LDA, DISTRITO DE NHAMATANDA/SOFALA
DOI:
https://doi.org/10.59508/geoafrica.v4i13.72155Palavras-chave:
Carbonatitos; Fracturas; Geotecnia; Stereonet.Resumo
A presente pesquisa, intitulada “Caracterização Geotécnica das Fracturas dos Maciços Rochosos na Mineradora Promac Lda.”, tem como principal objectivo caracterizar geotecnicamente os carbonatitos da empresa, com vista a definir as principais famílias de fracturas que possam facilitar o processo de desmonte dos carbonatitos aplicados na construção civil. Para alcançar os objectivos propostos, foram utilizados os seguintes parâmetros geotécnicos: abertura das fracturas, preenchimento, espaçamento e orientação espacial. Com recurso ao software Stereonet 11, foi determinado o número de famílias de fracturas existentes. As fracturas têm interferido nas actividades da mineradora, nomeadamente devido ao engate da haste durante a perfuração e à dispersão dos explosivos ao longo das descontinuidades. As fracturas pré-existentes têm servido como pontos de partida para novas fracturas induzidas pela detonação dos explosivos. Os carbonatitos apresentam ainda uma intrusão de basalto. Com base nos parâmetros geotécnicos analisados, concluiu-se que apenas uma fractura em cada stop se encontra preenchida por areia avermelhada ligeiramente compacta. O stop 1 apresenta uma única família de fracturas, com espaçamento moderado; o stop 2 apresenta duas famílias, igualmente com fracturas moderadamente espaçadas. No que respeita à abertura, as fracturas do primeiro stop são moderadamente abertas, enquanto as do segundo stop variam entre moderadamente abertas e largas, podendo assim permitir a percolação de fluidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2026-01-17 (2)
- 2026-01-16 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Boletim GeoÁfrica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



