Impactos socioambientais da produção industrial: caso da empresa Cervejas de Moçambique - Marracuene
DOI:
https://doi.org/10.59508/geoafrica.v3i11.66805Keywords:
Produção industrial, Impacto ambiental, Cervejas de Moçambique, ComunidadeAbstract
O presente artigo analisa os impactos socioambientais derivados da produção industrial, tendo como caso de estudo, a indústria Cervejas de Moçambique, localizada no distrito de Marracuene, província de Maputo. Para a análise, recorreu-se à pesquisa bibliográfica, observação directa, entrevista semiestruturada, descrição e cruzamento de dados. Os resultados obtidos mostram que fenómenos como inundação, erosão e mau cheiro, estão presentes no bairro Samora Machel, ao redor da fábrica, desde a sua instalação. A ocorrência destes fenómenos gera conflitos entre a comunidade do bairro e a empresa Cervejas de Moçambique, que se expressa pelas reclamações da comunidade junto à empresa e ao governo local. Diante desta conflitualidade, foram realizados encontros de auscultação e arbitragem com vista ao seu tratamento e resolução. Entretanto, os relatórios dos mesmos mostram que a empresa não é responsável pela ocorrência dos fenómenos incluindo as fissuras e rachas nas casas, atribuindo a responsabilidade aos residentes que construíram casas que bloqueiam o escoamento normal das águas pluviais. Estes resultados que desfavorecem a comunidade geraram insatisfação no seu seio e aumentaram as tensões entre a comunidade e empresa. Dai que há necessidade de uma mediação séria e adopcao de medidas de redução dos impactos socioambientais no local.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



