A demanda por filosofias em Comércio de Vidas
DOI :
https://doi.org/10.17074/cpc.v1i48.66874Résumé
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise textual do diálogo cômico Comércio de Vidas, escrito por Luciano de Samósata. No contexto da ridicularização feita pelo autor às escolas de filosofia helenística, o conceito de βίος é compreendido enquanto um estilo de vida demandável e negociável. Pormenoriza-se a caracterização cômica de cada personagem, tanto pelo aspecto físico quanto pelo comportamento, remetendo-se a figuras de filósofos e a estereótipos. O artigo busca elucidar as linhas gerais dos βίοι caracterizados.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Hector Garcia de Andrade 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).