Hegemonia Financeira na Era Digital: estudo de caso sobre o grupo empresarial XP no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.51861/ded.dmvdo.1.011Palavras-chave:
financeirização, hegemonia, Era DigitalResumo
Como agentes do mercado financeiro constroem hegemonia na Era Digital? Para responder esta questão, analisa-se a trajetória de constituição, a ecologia organizacional e os modos de ação política do Grupo Financeiro Transnacional XP (GFT-XP) no Brasil entre 2001 e 2018. Argumenta-se que o GFT-XP opera como um aparato de disseminação de ordens simbólicas neoliberais de forma segmentada para diferentes públicos através das plataformas digitais. O artigo se divide em três seções. Primeiro, apresenta-se o processo histórico de ascensão da empresa XP Investimentos da periferia ao núcleo da haute finance brasileira. Segundo, descreve-se o perfil das elites controladoras, a divisão de trabalho entre as organizações constituintes do grupo e os elementos semióticos e extra semióticos que conectam os interesses particulares das elites controladoras com as operações cotidianas dos Agentes Autônomos de Investimento (AAI). Por fim, descrevem-se três modos de ação política empregados por agentes vinculados ao GFT-XP.
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