Percorrer uma biblioteca imaginária: uma leitura de Não se pode morar nos olhos de um gato, de Ana Margarida de Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2025.v27n1a67734Abstract
Ana Margarida de Carvalho é uma das autoras da Literatura Portuguesa Contemporânea que mais vem se destacado. Tomando como base a imagem de biblioteca imaginária (Silva, 2020), o presente trabalho pretende ser uma leitura crítica do seu romance Não se pode morar nos olhos de um gato (2016), percorrendo um caminho de análise que privilegie o diálogo com a História Trágico-Marítima e uma certa ambientação decorrente da tragédia grega. Assim, através da rasura e do palimpsesto (Figueiredo, 2023), a obra de Ana Margarida de Carvalho assume um compromisso com a memória cultural (Assmann, 2011), perpetuadora da experiência humana através do trabalho artístico.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell 4.0 International.
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.

A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).