Modalidade pedagógica em textos de incitação à ação no ambiente digital
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2025.v27n1a67737Abstract
No contexto contemporâneo da era digital, observa-se um crescente espaço para textos que incentivam o interlocutor a agir ou realizar determinada tarefa, devido ao caráter aberto da produção de conteúdo. Por isso, a análise da argumentatividade nos espaços digitais torna-se essencial para compreender os diferentes modos de argumentar, uma vez que todo locutor busca influenciar o outro, textualizando essa intenção de maneiras variadas. A partir dessas considerações, o objetivo deste estudo é analisar o funcionamento da modalidade pedagógica em textos de incitação à ação no ambiente digital. Para isso, baseamo-nos na Teoria da Argumentação no Discurso (TAD), proposta por Amossy (2008, 2011, 2018), para compreender o funcionamento da modalidade pedagógica, e na Linguística Textual, com a concepção de Textos de Incitação à Ação de Adam (2019), além dos estudos de Cavalcante et al. (2020, 2022) sobre a interface entre a TAD e o pressuposto de argumentatividade nos textos.
Quanto à metodologia, este estudo adota uma abordagem qualitativa para o tratamento dos dados, caracterizando-se também como uma pesquisa explicativa e descritiva, utilizando o método hipotético-dedutivo para preencher lacunas nas análises da modalidade pedagógica em textos de incitação à ação, como já indicado por Cavalcante e Brito (2019). Foram selecionados dois textos do ambiente digital para análise: o primeiro, do jornal O Globo (2023), sobre como criar uma imagem da Disney por meio de Inteligência Artificial, e o segundo, uma postagem do perfil do Instagram @dermacareclinica sobre cuidados com a pele. Os resultados indicam que os tutoriais guiam a realização de uma tarefa por um locutor autorizado, que utiliza a organização de incitação à ação para transmitir, de forma pedagógica, um saber-fazer, orientando argumentativamente o interlocutor a realizar determinada tarefa.
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