Modalidade pedagógica em textos de incitação à ação no ambiente digital

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2025.v27n1a67737

Abstract

No contexto contemporâneo da era digital, observa-se um crescente espaço para textos que incentivam o interlocutor a agir ou realizar determinada tarefa, devido ao caráter aberto da produção de conteúdo. Por isso, a análise da argumentatividade nos espaços digitais torna-se essencial para compreender os diferentes modos de argumentar, uma vez que todo locutor busca influenciar o outro, textualizando essa intenção de maneiras variadas. A partir dessas considerações, o objetivo deste estudo é analisar o funcionamento da modalidade pedagógica em textos de incitação à ação no ambiente digital. Para isso, baseamo-nos na Teoria da Argumentação no Discurso (TAD), proposta por Amossy (2008, 2011, 2018), para compreender o funcionamento da modalidade pedagógica, e na Linguística Textual, com a concepção de Textos de Incitação à Ação de Adam (2019), além dos estudos de Cavalcante et al. (2020, 2022) sobre a interface entre a TAD e o pressuposto de argumentatividade nos textos.
Quanto à metodologia, este estudo adota uma abordagem qualitativa para o tratamento dos dados, caracterizando-se também como uma pesquisa explicativa e descritiva, utilizando o método hipotético-dedutivo para preencher lacunas nas análises da modalidade pedagógica em textos de incitação à ação, como já indicado por Cavalcante e Brito (2019). Foram selecionados dois textos do ambiente digital para análise: o primeiro, do jornal O Globo (2023), sobre como criar uma imagem da Disney por meio de Inteligência Artificial, e o segundo, uma postagem do perfil do Instagram @dermacareclinica sobre cuidados com a pele. Os resultados indicam que os tutoriais guiam a realização de uma tarefa por um locutor autorizado, que utiliza a organização de incitação à ação para transmitir, de forma pedagógica, um saber-fazer, orientando argumentativamente o interlocutor a realizar determinada tarefa.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Noemy Prazeres Sousa, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.

Graduanda em Letras - Português e Espanhol na Universidade Federal do Maranhão. Bolsista de iniciação cientifica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estratégias e Procedimentos de Organização Textual (CNPq/UFMA). 

Ozeias Evangelista de Oliveira Junior, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.

É graduando em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (FAPEMA). É pesquisador do PROTEXTO - Grupo de Pesquisa em Linguística Textual (UNILAB/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Estratégias e Procedimentos de Organização Textual - GEPOT (UFMA/CNPq).

Marize Barros Rocha Aranha, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.

Professora Associada do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2006) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de MesquitaFilho (2010). Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Letras - PGLetras- Linha de Pesquisa: "Estudos de Linguagem e práticas discursivas" e do Programa de Pós -Graduação em Gestãode Ensino da Educação Básica - PPGEEB (Mestrado Profissional) - Linha de pesquisa: "Ensino de línguas" daUniversidade Federal do Maranhão. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Ensino de Línguas e Discurso - GruPELD. Membro do Grupo de Pesquisa PROTEXTO (UFC).

Maria da Graça dos Santos Faria, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (1980), graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (1978), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2009), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2014), e pós doutorado em linguística pela UFC(2020). É docente Titular da Universidade Federal do Maranhão do Departamento de Letras.Membro do Grupo de Pesquisa Protexto (UFC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estratégias e procedimentos de organização textual. Professora do programa de Pós Graduação do Departamento de Letras da UFMA (PGLetras), Membro do GT "Discurso e argumentação e do GT Linguística Textual e Análise da Conversação da ANPOLL. Atualmente desenvolve pesquisas com produção acadêmica na área de Linguística Textual, com especial interesse nos seguintes temas: argumentação, metadiscurso, processos de referenciação e intertextualidade.

Veröffentlicht

2025-09-10

Ausgabe

Rubrik

DIADORIM VOLUME 27.1 – Dossiê de Língua - Texto e interfaces: uma homenagem à Maria Aparecida Lino Pauliukonis