Seca, fome e morte: uma experiência de leitura literária de O Quinze, Rachel de Queiroz em sala de aula

Авторы

  • Maria Conceição Macedo de Freitas UEPB

Аннотация

O presente trabalho pretende refletir sobre a formação do leitor literário, por meio da leitura clássica, do debate e das abordagens temática e histórica. Para isso, foi aplicada uma proposta didática que oportunizou a leitura literária do romance O Quinze, de Rachel de Queiroz, em sala de aula de ensino médio de escola pública da cidade de Emas-Paraíba. As bases teóricas (COLOMER, 2007; COSSON, 2014; BORDINI, AGUIAR, 1988; JAUSS, 1994; QUEIROZ, 2018) que fomentam esta pesquisa validam a idoneidade científica deste projeto literário, enquanto que a pesquisa aplicada corrobora e ratifica a tese levantada na pesquisa bibliográfica: é possível a formação do leitor por meio da leitura canônica, quando a mediação professoral centraliza as experiências de leitura dos estudantes, por meio de atividades de pós-leitura como o debate. É importante lembrar, ainda, a importância das contextualizações temática e histórica como fatores facilitadores para o envolvimento dos estudantes na leitura integral da obra.

Скачивания

Данные скачивания пока недоступны.

Биография автора

Maria Conceição Macedo de Freitas, UEPB

Mestra em Formação de professores pela UEPB

Библиографические ссылки

BORDINI, Maria da Glória e AGUIAR, Vera Teixeira de. (Orgs.) A formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

CATTAPAN, Julio Cesar Rodrigues. O Quinze: contrastes e tensões, Revista Diadorim, Rio de Janeiro, v.7, 2010, p. 99-114

CAVALCANTE, Talita Lopes. A grande seca do Nordeste. Atualizado em 05 de novembro de 2015. Disponível em: http://www.museudeimagens.com.br/grande-seca-do-nordeste/. Acesso em 15/04/2020.

COENGA, Rosemar. Leitura e letramento literário: diálogos. Cuiabá: Carlini e Caniato, 2010.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed. 5ª reimp. São Paulo: Contexto, 2014.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo, Global, 2007.

DALVI, Maria Amélia. Literatura na escola. Propostas didático-metodológicas. In: ___________; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (orgs) Leitura de literatura na escola. São Paulo, Parábola, 2013

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

LAFETÁ, João Luiz. 1930: a crítica e o Modernismo. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.

LOBATO, Andrea Teresa Martins; PEREIRA, Eduardo Oliveira. A seca e a narrativa em O Quinze de Rachel de Queiroz. Revista Garrafa, Rio de Janeiro, v.9, n.17, 2011.

QUEIROZ, Rachel de. O Quinze. 1.ed. Rio de Janeiro: Cameron, 2018.

RITER, Caio. A formação do leitor literário em casa e na escola. 1.ed. São Paulo: Bituta, 2009.

SILVA, Antonio de Pádua Dias da. O ensino da literatura hoje: da crise do conceito à noção de escritas. Campina Grande: EDUEPB, 2016.

SOUZA, Tássia Rochelli Gameleira de; COSTA, Maria Edileuza da. Os castigos da seca em “O Quinze” de Rachel de Queiroz. Abralic, Campina Grande, 2013.

VALERO, Juliete do Nascimento. Literatura e sociedade: ficção, opressão e realidade na obra O Quinze de Rachel de Queiroz. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/508/o/Juliete_do_Nascimento_Valero.pdf. Acesso em: 15/04/2020

Опубликован

2020-10-13

Выпуск

Раздел

Artigos