A chegada de Lampião no céu: ensaio semiótico sobre o julgamento de Lampião

Autores

Resumo

Desde sua origem, o folheto nordestino desempenhou papéis importantíssimos, dos quais destacamos a democratização da alta literatura e a imortalização de personalidades populares, como: Carlos Lamarca, Antônio Conselheiro, Euclides da Cunha, Machado de Assis, Santos-Dumont ou Maria de Oliveira e Virgulino da Silva, conhecidos popularmente como Maria Bonita e Lampião. Entretanto, apesar de serem ambas formas de homenagem, a diferença entre elas está em seu caráter ficcional, pois uns foram retratados com base em suas biografias e outros tornaram-se personagens dos contos poéticos. Dentre eles, trabalharemos com Lampião, o candeeiro encantado de Lenine, que pode ser considerado o “anti-herói” dos folhetos. Para isso, utilizaremos: para fins de contextualização “História de Cordéis e Folhetos”, de Abreu (1999); como base analítica, à luz da Semiótica Greimasiana, o percurso gerativo de sentido, com o suporte de Barros (2001) e Fiorin (2001); e como corpus “A chegada de Lampião no Céu”, de Rodolfo Coelho Cavalcante (1959).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Caldas, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL - UFC) com ênfase na Literatura Comparada, com bolsa de incentivo à pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduada em Licenciatura em Letras pelo Instituto Federal do Ceará Campus Crateús - CE (2021). Editora da Revista Entrelaces, vinculada ao PPGL - UFC. Integrante do grupo de pesquisa de Lexicografia Cultural do Instituto Federal do Ceará Campus Crateús (CE) e do Grupo de Estudo de Literatura e Ditaduras, vinculado ao vinculado ao PEPG em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. 

Para fins de comprovação: Lista do corpo discente do PPGL

Referências

ABREU, Márcia. História de cordéis e folhetos. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 1999.

ALBUQUERQUE, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de et al. Literatura popular de

cordel: dos ciclos temáticos à classificação bibliográfica. 2011.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. São Paulo: Humanitas, 2001.

CAVALCANTE, Rodolfo Coelho. A Chegada de Lampião no céu. Acervo digital. Casa Rui Barbosa: 1959. Disponível em: http://docvirt.com/docreader.net/CordelFCRB/47544. Acesso em: 10 mai. 2022.

Fiorin, José Luiz. Elementos de análise do discurso. Contexto, 2001.

TAVARES JÚNIOR, Luiz. O mito na literatura de cordel. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1980.

Downloads

Publicado

2023-09-15