Arquivos, acervos e fragmentos carnavalescos
Abstract
O trabalho reflete, sem pretensões conclusivas, acerca das ideias de “arquivos” e “acervos” no cenário das escolas de samba do Rio de Janeiro, associações de matrizes negro-populares que expressam a modernidade carioca. Primeiramente, é observada a ausência de iniciativas vultuosas no que diz respeito ao trabalho com a memória dessas instituições. Num segundo momento, em diálogo com provocações de Vinícius Natal, é delineada a importância de se compreender o complexo cultural sambista enquanto representativo de um pensar moderno não submetido à visão da Semana de Arte Moderna de 1922. Por fim, observam-se alguns enredos e desfiles que “homenagearam” o modernismo, numa tentativa de compreensão de um percurso de continuidades e rupturas.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).