A arte da entrevista:o jornalismo no interstício do texto de Edgar A.Poe

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  • Maria Luiza Franco Busse

Résumé

De acordo com Allan Poe, no xadrez, por causa dos movimentos estranhos e dos valores inconstantes das peças, quem vence é o jogador mais atento, e não o mais hábil.No jogo de damas, ao contrário. Os movimentos únicos e com poucas variações das peças, e portanto a reduzida possibilidade de inadvertência, dá vitória à perspicácia, fruto de “uma jogada habilíssima, resultante de um grande esforço intelectual”.Nesse caso, observa o narrador, é sempre necessário que o analista se coloque no lugar do adversário, identificado-se com ele, pois só dessa maneira será capaz de induzi-lo ao erro ou a um mau cálculo.Em outras palavras, o narrador nos adverte, antes de entrar na cena do crime, que“negar o que é e explicar o que não é” se tratará sempre de uma escolha do sujeito. Sem dúvida.Mas, hoje em dia, estará sendo?

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Références

ALLAN POE,Edgar. Os assassinatos da rua Morgue .São Paulo: Boa Leitura Editora, s/d.

BALZAC,H. Os jornalistas.Rio de Janeiro:Ediouro, 1999.

BARTHES,R. Aula.São Paulo:Cultrix, 1997.

____________ O óbvio e o obtuso.Rio de Janeiro:Nova Fronteira, 1990.

FERRATER MORA,J. Diccionario de Filosofia Abreviado.Buenos Aires:Editorial Sudamerica, 1974.

FRANCO BUSSE, M.Luiza. Texto sem conforto,uma proposta da redação jornalística.Rio de Janeiro:e-papers,2002.

_______________________ Ensaio sobre a pergunta, uma teoria da prática jornalística.Rio de Janeiro: e-papers, 2004.

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