Césarée de Marguerite Duras e o mar: dispositivo audiovisual, intertextualidade e reencantamento do mundo
Marguerite Duras’ Césarée and the sea: audiovisual device, intertextuality and re-enchantment of the world
DOI:
https://doi.org/10.60001/ricla.v35.n1.14Abstract
O cinema de Marguerite Duras ainda provoca estranhamento e fascinação várias décadas após a realização de seus filmes, em grande medida porque a autora francesa fez de sua obra cinematográfica uma investigação permanente das possibilidades do dispositivo audiovisual, reconfigurando os parâmetros de sua linguagem a cada obra. O curta-metragem Césarée (1979) é um dos filmes
em que Duras radicaliza essa pesquisa, sobretudo pela marcada disjunção entre imagem visual, discurso verbal enunciado por uma voz e música, realizando o que Deleuze chamou de “ruína do esquema sensório-motor”, característico da imagem cinematográfica clássica. Este artigo busca mostrar como se configura o dispositivo audiovisual de Césarée, estabelecendo não apenas a “morfologia” das suas camadas constitutivas como também as funções que elas exercem na construção de uma linguagem própria. Ao fazê-lo, procurou-se desvendar o seu intrincado jogo de intertextualidade, que envolve a narrativa enunciada pela voz, as imagens que privilegiam esculturas encontradas no espaço público do centro de Paris e a música realizada ao violino por Amy Flamer. O resultado desse processo de decriptação dos sentidos altamente condensados que Duras põe em cena no filme é a descoberta de uma poética de reencantamento do mundo, tendo como nó central o embate entre corpo e poder, simbolizado na confrontação entre a rainha judia que se deixa escravizar por amor e o Império Romano que a rechaça “por razões de Estado”.
Palavras-chave: Cinema moderno francês. Linguagem cinematográfica. Intertextualidade no cinema. Marguerite Duras
Abstract
The cinema of Marguerite Duras still provokes strangeness and fascination several decades after her films were made, largely because the French author made her cinematographic work a permanent investigation into the possibilities of the audiovisual device, reconfiguring the parameters of film language in each work. The short film Césarée (1979) is one of the films in which Duras radicalizes this research, above all because of the marked disjunction between visual image, verbal discourse enunciated by a voice and music,
achieving what Deleuze called the “ruin of the sensory-motor scheme”, characteristic of the classic cinematographic image. This article seeks to show how Césarée’s audiovisual device is configured, establishing not only the “morphology” of its constitutive layers but also the functions they perform in the construction of the film’s unique language. In doing so, we have tried to unravel its intricate intertextuality, which involves the narrative enunciated by the voice, the images that focus on sculptures found in the public space of central Paris and the music performed on the violin by Amy Flamer. The result of this process of decrypting the highly condensed meanings that Duras puts on the film is the discovery of a poetics of re-enchantment of the world, with the central knot being the clash between body and power, symbolized in the confrontation between the Jewish queen who allows herself to be enslaved for love and the Roman Empire that rejects her “for reasons of state”.
Keywords: Modern French cinema. Cinematic language. Intertextuality in cinema. Marguerite Duras.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International. O envio dos trabalhos implica a cessão sem ônus dos direitos de publicação, inclusive em versão eletrônica online. Todos os diretos provenientes da venda da revista ficam cedidos à Revista InterFACES. A republicação dos trabalhos deve mencionar a publicação original em Revista InterFACES.