OS GRAFITES DE POMPEIA
UM OLHAR SOBRE A VIDA COTIDIANA NA ANTIGUIDADE ROMANA
DOI:
https://doi.org/10.26770/phoinix.v31n1a8Palabras clave:
Grafites de Pompeia, masculinidade, grupos subalternos, língua latina, estudos epigráficosResumen
O objetivo central do artigo é discutir a relevância dos grafites parietais de Pompeia como fonte para se compreender a diversidade do mundo romano e, também, sua potencialidade como material para ensino em sala de aula. Neste sentido, as discussões foram centradas em seus aspectos metodológicos, em especial em como abordar as paredes de Pompeia, argumentando que a língua latina não é algo fechado e inerte no contexto romano, mas vivo e dinâmico, em constante transformação, capaz de surpreender e desafiar nossas sensibilidades modernas. Para tanto, inicio com uma breve exposição sobre os grafites e as maneiras de estudá-los, para em seguida explorar alguns deles e discutir o potencial dessa documentação não só para produzir novos modelos para se pensar os antigos romanos, mas também como meio de estimular jovens estudantes a se interessarem pelo estudo da língua latina e suas contradições.
Descargas
Citas
Documentação escrita
BULWER-LYTTON, Edward. The last days of Pompeii, Londres: Createspace Independent Publishing Platform, 2017 [1834].
Corpus Inscriptionem Latinarum – CIL, publicado desde 1870, em especial volume IV, sobre Pompéia.
“Correspondencia familiar e noticiosa do Correio da Tarde – Ambrosio Taramella de Paris a seu compadre André Chichorro do Rio de Janeiro”, O Correio da Tarde, 08/07/1856, Edición 156: 1.
PLINY, THE YOUNGER. Letters. Trad. Willian Melmorth. Londres: Loeb, 1915.
Referências bibliográficas
ABBOTT, Frank. The common people of Ancient Rome: studies of Roman life and literature. Londres: George Routledge & Sons, 1912.
ALFÖLDY, Geza. La cultura epigráfica de los romanos: la diffusion de un medio de comunicación y su papel en la integración cultural. In: REMESA RODRÍGUEZ, José et al. (eds.). Vivir en tierra extraña: emigración e integra- ción cultural en el mundo antiguo: actas de la reunión realizada en Zaragoza 2 y 3 de junio 2003, Barcelona: Universidad de Barcelona, 2003, p. 137-149.
BAIRD, Jennifer; TAYLOR, Claire (eds.). Ancient grafiti in context. London/ New York: Routledge, 2012.
BARBET, Alix. La représentation des gladiateurs dans la peinture murale ro- maine. In: Les gladiateurs: catalogue d’exposition, Toulouse: Lattes, 1987, p. 69-74.
BOWMAN, Alan; WOOLF, Greg (eds.). Literacy and power in the Ancient World, Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
CASSIN, Barbara. Uma bárbara entre gregos – entrevista. Revista Cult, v. 191, p. 6-11, 2014.
CÈBE, Jean-Pierre. La caricature er la pardies dans le monde romain antique des origines à Juvénal. Paris: Éditions E. de Boccard, 1966.
DOMMELEN, Peter. Colonial constructs: colonialism and archaeology in the Mediterranean. World Archaeology, London, v. 28, n. 3, p. 305-323, 1997.
FEITOSA, Lourdes. Amor y sexualidad en el universo popular pompeyano, Revista Habis, n. 35, p. 285-290, 2004.
_____. Amor e sexualidade: o masculino e o feminino em grafites de Pompeia. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2005.
FEITOSA, Lourdes; GARRAFFONI, Renata. Dignitas and infamia: rethinking marginalized masculinities in early Principate. Studia Historica: Historia Antigua, Salamanca, v. 28, p. 57-73, 2010.
FUNARI, Pedro. Cultura(s) dominante(s) e cultura(s) subalterna(s) em Pompéia: da vertical da cidade ao horizonte do possível. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 7, n. 13, p. 33-48, 1986.
_____. Cultura popular na Antiguidade Clássica. São Paulo: Editora Contexto, 1989.
_____. Graphic caricature and the ethos of ordinary people at Pompeii. JEurArch, Cambridge, v. 1, n. 2, p. 133-50, 1993.
_____. Romanas por elas mesmas. Cadernos Pagu, Campinas, v. 5, p. 179- 200, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ cadpagu/article/view/1855. Acesso em 19 jun. 2023.
_____. O pensamento popular nas inscrições parietais pompeianas. Boletim do CPA, Brasília, v. 16, p. 101-18, 2003.
GARRAFFONI, Renata. Reading gladiators’ epitaphs and rethinking violen- ce and masculinity in the Roman Empire. In: VOSS, Barbara; CASELLA, Eleanor (eds.). The archaeology of colonialism: intimate encounters and sexual effects. Nova York: Cambridge University Press, 2012a, p. 214-231.
_____. La religión y el cotidiano romano: el ejemplo de las paredes de Pompeya. In: OZCÁRIZ GIL, Pablo (ed.). La memoria en la piedra: Estudios sobre gra- fitos históricos. Navarra: Editora del Gobierno de Navarra, 2012b, p. 204-219.
_____. Grafites: linguagens e narrativas nas paredes de Pompeia. Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade, Campinas, v. 31, p. 11-25, 2017.
_____. Gladiadores na Roma Antiga: dos combates às paixões cotidianas. 2. ed. ampl. e rev. Curitiba: Editora da UFPR, 2021.
_____. Subaltern masculinities: Pompeian graffiti and excluded memories in the Early Principate. In: COURRIER, Cyrril; OLIVEIRA, Júlio (eds.). Ancient History from below: subaltern experiences and actions in context. New York: Routledge, 2022, p. 175-191.
. Excavating the past and framing new identities in the nineteenth century: Vesuvius, Pompeii and modernity in Rio de Janeiro. In: ROMERO RECIO, Mirella. (ed.). Pompeii in the visual and performing arts: its reception in Spain and Latin America. Londres: Bloomsbury, 2023a, p. 153-170.
_____. Pompeya y el Vesubio en la prensa de Rio de Janeiro (1870-1889). In: ROMERO RECIO, Mirella; SALAS ÁLVAREZ, Jesús; BUITRAGO, Laura (eds.). Pompeya y Herculano entre dos mundos: la recepción de un mito en España y América. Roma: L’Erma di Bretschneider, 2023b, p. 105-122.
_____. Pompeia, o Vesúvio e o Rio de Janeiro: os encontros entre passado antigo e o cotidiano carioca na segunda metade do século XIX. In: BUITRAGO, Laura; DEL MOLINO GARCÍA, Ricardo; PARRA LÓPEZ, Ángela (eds.). Ecos pom- peyanos: recepción e influjo de Pompeya y Herculano en España y América Latina. Bogotá: Universidad de Externado, 2023c. p. 213-234. Disponível em: https://bdigital.uexternado.edu.co/entities/publication/1814af55-957b-4f6d- b507-d178418c72e1. Acesso em: 17 jun. 2025.
GARRAFFONI, Renata; LAURENCE, Ray. Writing in public space from child to adult: the meaning of graffiti. In. SEARS, Gareth; KEEGAN, Peter; LAURENCE, Ray. Written space in the Latin West: 200 BC to AD 300. Londres: Bloomsbury, 2013, p. 123-134.
GARRAFFONI, Renata; SANFELICE, Pérola. Homoerotismo nas paredes de Pompeia. In: ESTEVES, Anderson; AZEVEDO, Kátia; FROHWEIN, Fábio (orgs.) Homoerotismo na Antiguidade Clássica. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2014, p. 219-248.
HILLARD, Tom. Graffiti’s engagement: The political graffiti of the Late Republic. In. SEARS, Gareth, KEEGAN, Peter; LAURENCE, Ray (eds.). Written space in the Latin West, 200BC to AD300. Londres: Bloomsbury, 2013, p. 105-122.
LANGNER, Martin. Antike Grafitizeichnungen: Motive, Gestaltung und Bedeutung. Wiesbaden: Reichert Verlag, 2001.
LAURENCE, Ray. Tourism and Romanità: a new vision of Pompeii (1924- 1942). Ancient History, North Ryde, v. 35, n. 1, p. 90-110, 2005.
MACMULLEN, Ramsay. The epigraphic habit in the Roman Empire. AJPh, Baltimore, v. 103, p. 233-246, 1982.
REYES TÉLLEZ, Francisco. El grafito y la protección del património. In: OZCÁRIZ GIL, Pablo (ed.). La memoria en la piedra: estudios sobre grafitos históricos. Navarra: Editora del Gobierno de Navarra, 2012, p. 279-292.
SABBATINI TUMOLESI, Patrizia. Gladiatorum paria. Annunci di spettacoli gladiatorii a Pompei. Rome: Edizioni di Storia e Letteratura, 1980.
_____. Epigrafia anfiteatrali dell’Occidente Romano I – Roma. Roma: Edizioni Quasar, 1988.
SETTIS, Salvatore. The future of the “Classical”. Cambridge: Polity Press, 2006.
TANZER, Helen. The common people of Pompeii: a study of the graffiti. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1939.
TOMLIN, Roger. Roman manuscripts from Carlisle: The Ink-Written Tablets. Britannia, Cambridge, v. 29, p. 31-84, 1998.
VOSS, Barbara; CASELLA, Eleanor (eds.). The archaeology of colonialism: intimate encounters and sexual effects. New York: Cambridge University Press, 2012.
WILLIAMS, Craig. Roman homosexuality: ideologies of masculinity in Classical Antiquity. Oxford/New York: Oxford University Press, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Renata Senna Garraffoni

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).




























