AS CONSIDERAÇÕES DE SÓLON SOBRE AS FASES DA VIDA
UMA INTERPRETAÇÃO DE SUA POESIA À LUZ DE SUAS OCASIÕES DE PERFORMANCE
DOI:
https://doi.org/10.26770/phoinix.v31n1a3Palavras-chave:
Poesia grega do Período Arcaico, Sólon, Experiência do tempo, IdadesResumo
As fases da vida são concebidas de diferentes formas nas tradições poéticas da Grécia do Período Arcaico, aparecendo sob matizes que vão desde a ênfase numa visão negativa da existência humana em geral, passando por reflexões acerca das especificidades etárias, até considerações sobre o lado positivo da vida (principalmente das delícias da juventude). Após oferecer um panorama dessa questão, a partir dos cancioneiros atribuídos a Homero, Hesíodo e Mimnermo, faremos uma análise dos posicionamentos que Sólon adota em seus versos supérstites. Apesar de apresentar diferentes concepções e valores acerca das idades humanas, propondo até um esquema etário inédito no âmbito da cultura grega arcaica, tentaremos entender suas propostas para além das possíveis contradições, em diálogo e diferença com a tradição: para isso, consideraremos o fato de que o contexto de performance preferencial de suas elegias é o banquete [sympósion], e que preocupações políticas amiúde guiam seus versos. Com o objetivo de oferecer uma interpretação historicamente fundamentada desse material, bem como uma compreensão mais arguta dos posicionamentos de Sólon, vamos levar em conta alguns fragmentos de seu corpus.
Downloads
Referências
Documentação escrita
GENTILI, Bruno; PRATO, Carlo (eds.). Poetae elegiaci. Vol. I-II. 2. ed. Leipzig: Teubner, 1988-2002.
HESIOD. Theogony. Works and Days. Testimonia. Edited and translated by G. W. Most. London, Cambridge: Harvard University Press, 2006.
HESÍODO. Os trabalhos e os dias. Tradução, estudo e notas Luiz Otávio de Figueiredo Mantovaneli. São Paulo: Odysseus Editora, 2011.
HOMERO. Ilíada. Tradução e prefácio de Frederico Lourenço. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013.
MIMNERMO. Elegias. In: ASSUNÇÃO, Teodoro R. Juventude e velhice: Mimnermo. Kleos, v. 3, n.3, 2000, p. 158-171.
SOLON. Poetic Fragments. In: NOUSSIA-FANTUZZI, Maria (ed.). Solon the Athenian, the Poetic Fragments. Leiden; Boston: Brill, 2010.
TEÓGNIS. Elegias. In: BRUNHARA, Rafael C. M. Uma poética do simpósio: A performance da elegia grega arcaica na Teognidea. Tese (Doutorado em Letras Clássicas), Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
TIRTEU. Elegias. In: ASSUNÇÃO, Teodoro R. A morte política em Tirteu. Kleos, v. 1, 1997, p. 33-46.
WEST, Martin L. (ed.). Iambi et elegi Graeci ante Alexandrum cantati. Vol. I-II. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 1989-1992.
XENOPHON. Xenophontis Opera Omnia. 5 v. Edidit E. C. Marchant. Oxford: Clarendon Press, 1900-1921.
Referências bibliográficas
ADKINS, Arthur W. H. Poetic Craft in the Early Greek Elegists. Chicago: The University of Chicago Press, 1985.
ASSUNÇÃO, Teodoro R. Breve comentário sobre o poema das idades de Sólon. In: MENDES, Eliana A. de M.; OLIVEIRA, Paulo M.; BENN-IBLER, Veronika (orgs.). O novo milênio: interfaces linguísticas e literárias. Belo Horizonte: UFMG, 2001, p. 423-432.
ASSUNÇÃO, Teodoro R. Nota sobre a correção de Mimnermo por Sólon (26 G. e P.). Clássica, v. 15/16, 2003, p. 51-62.
CAMPBELL, David A. Greek Lyric Poetry. New York: St. Martin’s Press, 1967.
FALKNER, Thomas. The Politics and Poetics of Time in Solon’s “Ten Ages”. The Classical Journal, Miami, v. 86, n. 1, 1990, p. 1-15.
IRWIN, Elizabeth. Solon and Early Greek Poetry: The Politics of Exhortation. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
SILVA, Rafael G. T. O Evangelho de Homero: Por uma outra história dos Estudos Clássicos. Tese (Doutorado em Estudos Literários), Programa de Pós-graduação em Estudos Literários – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael G. T. da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).




























