Resumo
Inspirada nos estudos culturais e no multiculturalismo crítico, a Educação Física culturalmente orientada interroga os marcadores sociais presentes nas práticas corporais eleitas como objeto de estudo. Dentre várias atividades didáticas, a etnografia é um importante recurso pedagógico para a análise da manifestação a ser tematizada nas aulas. O presente artigo descreve a etnografia da prática do skate em uma praça localizada na região central da cidade. Os resultados evidenciam rituais, técnicas adotadas, relacionamentos e costumes. Uma vez reveladas, tais características podem transformar-se em conteúdos de ensino do componente.
Referências
AMÉSTICA, M. C. et al. El skate urbano juvenil: una práctica social y corporal en tiempos de la resignificación de la identidad juvenil chilena. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, vol. 28, n.º 1, pp. 39-53, 2006.
BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
CAILLOIS, R. Los juegos y los hombres: la máscara y el vértigo. México: Fondo de Cultura Económica, 1986.
CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. (orgs.) Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 13-37.
CORAZZA, S. M. Diferença pura de um pós-currículo. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2010.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2014 Revista Contemporânea de Educação
