A OCDE e os sistemas de avaliações externas: exemplos e recomendações ao Brasil
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Ferrarotto, L., & Zeferino Rodrigues, J. D. (2023). A OCDE e os sistemas de avaliações externas: exemplos e recomendações ao Brasil. Revista Contemporânea De Educação, 18(41), 169–188. https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54679

Abstract

O artigo analisa o documento “Reforma da Avaliação Nacional: Principais Considerações para o Brasil - Perspectivas da OCDE sobre políticas educacionais”, publicado pela Organização do Comércio e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2021. Recorreu-se à análise de conteúdo no levantamento dos exemplos e recomendações ao Brasil a partir das experiências de países da América Latina: Colômbia, México e Chile. Os dados indicam que a OCDE defende a necessidade de repensar o monitoramento feito pelas avaliações externas e sua utilização incisiva na prática escolar. Entre as recomendações, há destaque ao processo de alinhamento entre o Sistema de Avaliação da Educação Básica e o trabalho pedagógico, subordinando a prática em sala de aula aos testes padronizados e aos processos de responsabilização.

https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54679
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