A INACESSIBILIDADE DE UM CURRÍCULO EMBRANQUECIDO NA FORMAÇÃO DE ALUNADOS NEGROS: PESPECTIVA DE CRIANÇAS E JOVENS EM IDADE ESCOLAR DO PROJETO ESPERANÇAR
DOI:
https://doi.org/10.59488/92Resumo
O currículo é um dos principais instrumentos das instituições de ensino e desempenha importante papel nas interfaces sociais e políticas da sociedade, refletindo as relações sociais e estruturais sociais. Um currículo branco e eurocentrado valoriza os saberes brancos, invisibilizando e inferiorizando qualquer outro tipo de saber. Com isso, é possível dizer que dificilmente esse tipo de currículo vai atingir os alunados aos quais ele se destina já que, em sua maioria, são alunos negros e periféricos. O Grupo Esperançar, projeto social da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, oferece um programa de reforço escolar elaborado a partir da reflexão acerca do currículo embranquecido e da necessidade de se estabelecer meios para promoção de uma educação que parta de conhecimentos que façam sentido para as crianças daquele território. Esta proposta de educação entende o movimento negro como um movimento educador que busca basear suas práticas em ações quilombistas, em conjunto com o território, promovendo um saber emancipatório e ancestral.
Palavras-chaves: currículo; educação quilombista; projeto social; território; emancipação social.
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Copyright (c) 2025 Catarina dos Santos Vitorino de Oliveira, Mariana de Sá Alcantara Gomes

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