Política industrial e desindustrialização no Brasil: inspirações de David Kupfer ao debate

Autores

Resumo

O artigo discorre sobre os processos de especialização regressiva e desindustrialização precoce que acometem a estrutura produtiva do país, tendo como motivação as contribuições trazidas por David Kupfer às reflexões e proposições de políticas industriais e de inovação, tratadas em sua obra como meio para o desenvolvimento nacional, e não como um fim em si. À luz dessas reflexões, fazem-se conjecturas para o debate público sobre a retomada do desenvolvimento econômico por via da reindustrialização. A partir de uma breve introdução, o artigo se subdivide em três seções. A primeira, Especialização regressiva e desindustrialização precoce: Reflexões para o caso brasileiro, traz um diagnóstico do processo de perda de substância industrial na economia e seus desdobramentos; a segunda, Boom das commodities: Impactos no câmbio, nos termos de troca e na balança comercial da indústria brasileira, busca análise mais pormenorizada do problema da reprimarização da estrutura produtiva brasileira; a terceira, Considerações finais: Reflexões para a retomada da indústria e do desenvolvimento econômico, apresenta, à guisa de conclusão, contribuições para uma agenda de debates sobre as questões tratadas ao longo do artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Corrêa de Lacerda

Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo, SP, Brasil. 

Danilo Severian

Especialista de desenvolvimento industrial na Confederação Nacional da Indústria (CNI) e doutorando em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Brasília, DF; Campinas, SP, Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-11-24

Edição

Seção

Dossiê em homenagem da David Kupfer