A dupla tríade conceitual que estrutura nosso acesso discursivo ao mundo segundo Leibniz
Resumo
O propósito deste artigo é examinar algumas das noções basilares da filosofia da natureza de Leibniz. Essas noções serão divididas aqui em duas tríades, das quais a primeira é composta por noções por meio das quais, segundo o autor, categorizamos a realidade que se nos oferece aos sentidos. A segunda tríade reúne as noções por meio das quais, ainda segundo ele, ordenamos essa realidade uma vez categorizada. Pretende-se mostrar que as características fulcrais que Leibniz atribui às noções integrantes de cada qual das tríades podem ser compreendidas à luz de sua abordagem lógica da estrutura das proposições de existência e da infinitude da análise a que se prestam.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2025-05-22
Edição
Seção
Artigos Temáticos
Licença
Copyright (c) 2025 Vivianne Castilho Moreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.