A queixa de uma dama: Marie de Gournay toma a palavra
Abstract
O foco do artigo é o pequeno ensaio Queixa das Damas, de Marie de Gournay, analisado em continuidade com os fundamentos expostos em seu livro anterior, Igualdade dos Homens e das Mulheres, e tendo como pano de fundo o capítulo “Da arte de debater” (“De l’art de conférer”), dos Ensaios de Montaigne. O objetivo central é identificar a originalidade da contribuição de Gournay à crítica à condução dos debates, na medida em que ela reivindica que mulheres sejam reconhecidas como interlocutoras e identifica as estratégias escusas dos homens para vencê-las numa disputa. A recepção da obra de Gournay, assim como sua tese de que as diferenças entre os sexos são moralmente irrelevantes, também são tratadas aqui.
Downloads
Downloads
Published
Versions
- 2025-07-21 (3)
- 2025-07-21 (2)
- 2025-07-18 (1)
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Telma de Souza Birchal

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.