A LIÇÃO DAS IMAGENS DUAS OBSERVAÇÕES SOBRE O ESPECTADOR EMANCIPADO

Autores/as

  • Eduardo Aníbal Pellejero UFRN

Palabras clave:

Rancière, Imagens, Olhar, Espectador, Emancipação.

Resumen

Nem do ponto de vista da teoria das imagens, nem do ponto de vista da filosofia da emancipação, é possível menosprezar a importância dos deslocamentos que Rancière produziu na interseção dos domínios da arte e da política. A sua obra comporta uma problematização dos argumentos que fundam a crítica sobre a irrealidade das imagens e a passividade do olhar. Invertendo essa perspectiva de cunho platônico , volta a colocar a dimensão estética no coração de uma política da emancipação. Retomando o essencial dessas teses, o presente trabalho pretende incorporar duas observações em relação ao tratamento dado por Rancière à imagem e o olhar, na esperança de poder contribuir para o aprofundamento das questões em jogo.

Biografía del autor/a

Eduardo Aníbal Pellejero, UFRN

Graduado em Filosofia na Faculdade de Filosofia da Universidade do Salvador (Argentina, 2000) e doutorado em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal, 2006). Desde 2009 é professor de Estética do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Forma parte do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da mesma Universidade. Atualmente desenvolve uma pesquisa no domínio da filosofia (política) da arte. Durante 2015 realizou um estágio de pós-doutorado na Universidad Complutense de Madrid com uma bolsa da CAPES

Publicado

2017-06-09