O PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO POPULAR NO UNIVERSO DA INFOCRACIA
reflexões com base na filosofia de Byung Chul Han
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo uma reflexão acerca do alcance do princípio da participação popular em tempos de mundo digital. Para tanto, foi utilizada metodologia de revisão bibliográfica com o método hipotético-dedutivo, a partir da obra do filósofo Byung-Chul Han. O trabalho parte da hipótese de que há um comprometimento no princípio da participação popular no contexto do mundo digital, que ocorre em razão da nova estrutura do neoliberalismo, que se apoia no sistema da Infocracia para a manutenção do status quo. Nesse sentido, considera-se necessária a compreensão do mecanismo da Infocracia na influência e, consequente, no enfraquecimento da formação popular e coletiva, para que seja possível denunciar tais mecanismos de autoexploração dos indivíduos da nossa sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Maria Walkíria de Faro Coelho Guedes Cabral, Virginia Zardo Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.