Narrativas visuais e luta política
a fotografia contemporânea na extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n49.14Palavras-chave:
Fotografia contemporânea, Representação, Photovoice, Extensão universitáriaResumo
Este artigo investiga a fotografia contemporânea como dispositivo de pensamento visual e ferramenta de mediação social, articulando seus aspectos estéticos, políticos e educacionais no contexto da extensão universitária. A partir do diálogo entre autores como Walter Benjamin e Jonathan Crary, traça-se um percurso histórico das transformações na experiência visual moderna, relacionando a fotografia do século 19 à contemporaneidade. Com Didi-Huberman, Bruno Latour e Paulo Freire, refletimos sobre a crise da representatividade na fotografia documental e o potencial da autorrepresentação como ferramenta de luta política. O conceito de Photovoice é analisado como uma abordagem crítica à produção de narrativas visuais no contexto das favelas do Rio de Janeiro, evidenciando a fotografia como meio de amplificação de vozes e construção de identidades. O artigo apresenta a experiência de um projeto de extensão da UFRJ voltado para o ensino da fotografia com smartphones nesses territórios, demonstrando que a extensão universitária pode atuar como ponte entre a universidade e a sociedade, democratizando o acesso à arte e ao conhecimento técnico e acadêmico.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas, v. 1. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre
literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet. 3 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Trad. Paulo Cezar Castanheira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010.
ENTLER, Ronaldo. Imaginários que cativam: sobre as representatividades da fotografia documental. Zum Revista de Fotografia, 5 fev. 2025. Disponível em: https://revistazum.com.br/colunistas/imaginarios-que-cativam/. Acesso em 10 fev. 2025.
ENTLER, Ronaldo. Um lugar chamado fotografia, uma postura chamada contemporânea. Catálogo da exposição “A invenção de um mundo. Coleção da Maison Européenne de La Photographie / Paris”. São Paulo, Itaú Cultural. Curadoria de Eder Chiodetto e Jean-Luc Monterosso, 2009.
FATORELLI, Antonio. Fotografia contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. São Paulo: Editora Senac, 2020. Edição digital.
GERMANO, Patrícia. Depoimento. Entrevistador: Raphael Pizzino. Audioconferência, Rio de
Janeiro, fev. 2025.
GONÇALVES, Fernando do Nascimento. Estéticas e políticas da representação na fotografia
contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2020.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2016.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social. Salvador/Bauru: Udufba/Edusc, 2012.
MEIRINHO, Daniel. O olhar por diferentes lentes: o photovoice enquanto método científico participativo. Discursos Fotográficos, v. 13, n. 23, p. 261-290, 2017. DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v13n23p261. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/26989. Acesso em 8 fev. 2025.
SANTOS, Leonardo Vieira. Depoimento. Entrevistador: Raphael Pizzino. Audioconferência, Rio de Janeiro, fev. 2025.
WANG, Caroline. Youth participation in photovoice as a strategy for community change. Journal of Community Practice, v. 14, n. 1-2, p. 147-161, 2006.
WANG, Caroline. Photovoice: concept, methodology, and use for participatory needs assessment. Health Education & Behavior, v. 24, n. 3, p. 369-387, 1997. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/109019819702400309. Acesso
em 10 fev. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arte & Ensaios

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).