O lugar dos vínculos

a biblioteca como espaço da mediação em arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.60001/ae.n49.9

Palavras-chave:

Biblioteca, Mediação cultural, Arte-educação, Arte Contemporânea

Resumo

A construção da mediação como prática artística é uma atividade educativa de encontro coletivo. As bibliotecas, além de organismos em expansão, são espaços sociais de construção de saberes entre as mais diversas pessoas. O objetivo deste artigo foi compreender a mediação cultural em bibliotecas como prática artística e o papel do artista como bibliotecário. Os métodos utilizados foram levantamentos bibliográficos e relato de uma experiência vivida na construção do espaço de mediação em uma biblioteca que existiu no bairro do Ipiranga, São Paulo, entre os anos de 2022 e 2024, e foi parte de uma experiência acadêmica de pós-doutorado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Grigolin, Universidade de São Paulo

É artista, pesquisadora e professora. Mestra e doutora em artes Visuais — Unicamp. Atua em estudos da mediação cultural e feminismos. Pesquisadora no PPGLetra - FFLCH-USP.

Referências

BATYKEFER, Erinn & DAMON-MOORE, Laura; JESSICA, Pigza (Prólogo). A biblioteca do artista: Um guia de campo (Livros em Ação). eBook Kindle. Edição em Inglês: Incubating creativity at your library: a sourcebook for connecting with communities. Chicago, ALA Editions, 2019.

BEALE, Ruth. The library of future societies, 2015. The Library of Future Societies, Londres.

FILIPOVIC, Elena. If you read here… Martha Rosler’s library. Afterall, v. 15, issue 57, Central Saint Martins, University of the Arts London, Spring/Summer 2007,

FONSECA, Edson. Nery. da. Importância da biblioteca nos programas de alfabetização e educação de base. Revista do Serviço Público, v. 94, n. 3, pp. 99-108, 1962. Disponível em: <https://doi.org/10.21874/rsp.v0i3.3003>.

JUANPERE, Salvador; VALERA, Albert. & Viladomiu, Àngels. “Art in the library”: Interstitial readings between art education and artistic practice. Art, Design and Communication in Higher Education, v. 13, issue 1, pp. 43-56, Apr. 2014

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, pp. 20-28, 2002.

LIMA, Celly de Brito & PERROTTI, Edmir. Bibliotecário: um mediador cultural para a apropriação cultural. Informação@Profissões, v. 5, n. 2, pp. 161-180, 2016. Tradução. Disponível em: <https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n2p161>. Acesso em: 03 mar. 2025

MELOT, Michel. A sabedoria do bibliotecário. Trad de Geraldo Gerson de Souza. São Paulo, Ateliê editorial e edições Sesc, 2019.

NICHOLS, Natália. Prática educativa é uma ação eminentemente coletiva. In: PUCU, Izabela; NICHOLS, Natália & ZACA, Rafael (orgs.). Dispositivos artístico-pedagógicos. Rio de Janeiro: Instituto Odeon, 2019.

PENIDO, Adriana. Biblioteca de artista: uma outra possibilidade. Revista Estado da Arte, Uberlândia, v. 1, n. 2, pp. 203-215, jul./dez. 2020.

PERROTTI, Edmir. Biblioeducação: do fragmentado ao orgânico. Divulga-CI, Porto Velho, v. 1, n. 7, set. 2023. Disponível em: <https://www.divulgaci.labci.online/wp-content/uploads/2023/09/PERSPECTIVA-EDMIR-PERROTTI.pdf>. Acesso em: 20 out. 2024.

PERROTTI, Edmir. & PIERUCCINI, Ivete. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, pp. 01-22, maio/ago. 2014.

PIERUCCINI, Ivete. O repertório informacional. In: PIERUCCINI, Ivete. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em Educação. São Paulo, 194 f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004, pp. 80-89. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/T.27.2004.tde-14032005-144512>. Acesso em: 27 jan. 2025.

QUALMANN, Clare. The artist in the library. Performance Research, v. 22, n. 1, pp. 12-24, 2017.

RANGANATHAN,Shiyali. The five laws of library science. Madras: Madras Library Association, 1931. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10150/105454>. Acesso em 07 jun. 2024.

REZENDE E FUSARI, Mana F. de & FERRAZ, Mana Heloísa C. de Toledo. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1992.

ROSLER, Martha. If you lived here: The city in art, theory and social activism. New York, NY: New Press, 1991.

ZACCA, Rafael. A produção da diferença: arte-educação e democracia. In: PUCU, Izabela; NICHOLS, Natália & ZACA, Rafael (orgs.). Dispositivos artístico-pedagógicos. Rio de Janeiro: Instituto Odeon, 2019.

Downloads

Publicado

11-08-2025