De: artista-professora
Para: Paulo Freire e Ana Mae Barbosa
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n49.11Palabras clave:
Educação., Ensino da Arte, Processos artísticos contemporâneos, Educação Brasileira., Carta.Resumen
Carta de artista-professora admiradora de Paulo Freire e Ana Mae Barbosa em que, junto com trechos desses autores e de outros (como Barthes, Bondía, Lopes e Guattari), reflete sobre a educação brasileira, a construção da subjetividade e da autonomia, o legado dos autoritarismos e alguns desafios para a experiência significativa em escolas no século 21. A artista-professora traz perguntas e falas afetivas aos destinatários, defendendo a potência do uso aberto das cartas no fazimento de “quem sou eu” e de “quem somos nós, educadores brasileiros”. A escrita também pode ser lida como uma espécie de testemunha de processos educativos e artísticos em uma reflexão em primeira pessoa destinada a professores, artistas e leitores interessados no diálogo entre arte, educação e política, numa direção dentro-fora em que se confundem as dimensões privado/público e pessoal/profissional.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. A preparação do romance. Volume II. Martins Fontes. 2005.
BARTHES, Roland. A morte do autor. São Paulo: Martins Fontes. 2004.
BARBOSA, Ana Mae. A Imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr. Nº 19. 2002.
CLARK, Lygia. Site da artista. Disponível em: <https://portal.lygiaclark.org.br/acervo/62314/20244-jpeg > Acesso nov 2024.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Um diálogo entre Deleuze e Guattari sobre a subjetivação em Michel Foucault. Tradução de Mario Marino e Claudio Medeiros de transcrição de Universidade Paris 8. Aula de 13 de maio de 1986.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina - Reflexões sobre minha vida e minha práxis. Organização e notas de Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
LOPES, Isa Cristina da Rocha. Memória e Discurso em marcas de correção: cadernos escolares. Dissertação de Mestrado em Memória Social apresentado à UNIRIO em 2006.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 arte e ensaios

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).