This is tomorrow e 6ª Jovem Arte Contemporânea
exposição como escola
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n49.12Palabras clave:
Arte, História das exposições, Curadoria, Arte e educaçãoResumen
O presente artigo investiga a possibilidade da exposição como escola, para além do caráter de apresentação e representação. O espaço expositivo como uma espécie de laboratório para as práticas artísticas, a partir de dois casos históricos: a exposição This is Tomorrow, realizada na Whitechapel Gallery, em Londres, em 1956, e a 6a Jovem Arte Contemporânea, realizada no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo em 1972. Com base nesses casos específicos, pensa a relação entre arte e educação, em uma perspectiva da história das exposições e da curadoria. Entende a exposição como esse dispositivo de confluência entre práticas pedagógicas e em arte. A exposição como escola, no papel de agenciamento entre campos, formulando outra relação entre a arte e o público, reafirmando o espaço comum entre arte e educação. Reposiciona dessa forma a figura do curador autor.
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