Poéticas Interdisciplinares

Entre linguagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.60001/ae.n49.22

Palavras-chave:

Poéticas interdisciplinares, Pesquisa em arte, Experimentação estética, Saberes não hegemônicos

Resumo

Este artigo apresenta um panorama da linha de pesquisa Poéticas Interdisciplinares (PI) do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/EBA/UFRJ). A linha PI articula práticas artísticas e pensamento crítico em uma perspectiva inter e transdisciplinar. Reunindo investigações com foco na experimentação estética e na criação como forma de pesquisa, espiritualidade, explora-se temas como visualização de dados, ecoperformance, arte em rede, natureza e saberes não hegemônicos, contribuindo para a formação de artistas-pesquisadores e para a expansão epistemológica das artes visuais contemporâneas. A abordagem enfatiza seu caráter interdisciplinar, que integra arte, ciência, tecnologia, corpo, ecologia, espiritualidade, design e performance, entre outras vertentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guto Nóbrega, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É doutor pelo programa The Planetary Collegium – University of Plymouth, UK (2009), professor da Escola de Belas Artes/UFRJ, vice-decano do Centro de Letras e Artes/UFRJ, vice-presidente da Câmara Técnica de Comunicação, Escuta Socioambiental e Cultural da Sustentabilidade e Educação Regenerativa/UFRJ, fundou e coordena o Núcleo de Arte e Novos Organismos e é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Malu Fragoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É artista, pesquisadora e professora, doutora em artes e multimeios pela Unicamp e pós-doutora pela ECA/USP e Universidade de Nantes, França. Lecionou na Universidade de Brasília (1993-2008), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009-2025). É coordenadora do Núcleo de Arte e Novos Organismos desde 2010, onde desenvolve trabalho artístico que aborda a interação entre conhecimento tradicional e conhecimento científico, na intersecção com ciência, tecnologia e natureza.




Marina Fraga, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É artista e pesquisadora, professora adjunta da Escola de Belas Artes e PPGAV/UFRJ, doutora pelo PPGArtes/Uerj e líder do grupo de pesquisa GAE Arte: Ecologias.

Doris Kosminsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É professora associada da UFRJ, onde atua nos Programas de Pós-graduação em Design e Pós-graduação em Artes Visuais. Fundou e coordena o Laboratório da Visualidade e Visualização, onde desenvolve projetos e pesquisas em visualização de dados, fisicalizações e processos criativos com o uso de dados. Tendo artigos e capítulos de livros publicados, dentre suas principais produções destacam-se a curadoria da exposição e organização do livro Existência Numérica (2018), primeira exposição de visualização de dados realizada no Brasil e Existência Numérica: Emergências (2024). Foi grantee do Grand Challenges Explorations – Brazil, Fundação Bill & Melinda Gates/CNPq. Arte & Ensaios É bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq) e Cientista do Nosso Estado (Faperj).

Referências

ASCOTT, ROY. Towards a Field Theory for Post-Modernist Art Leonardo, v.13, n.1, p.51-52. 1980.

FRAGA, Mari. Amaranto - ervas-ativistas e mulheres-daninhas In: Caderno de Receitas de Artista, ed.1. Rio de Janeiro: Instituto Goethe Rio, 2024, p. 66 - 70.

FRAGA, Mari. Tempo Fóssil: petróleo, arte e corpo na cosmopolítica do Antropoceno. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO]. v.8, p.31 - 62, 2018.

FREGA, Marina Ferreira. Do Fóssil ao Húmus: Arte, Corpo e Terra no Antropoceno. Tese (Doutorado) Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

FRAGOSO, Maria L. P. G., (ORG) “ Um Encontro regional expandido: ANPAP/RJ e o I Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes do Estado do Rio de Janeiro”. In Anais do Encontro Regional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Rio de Janeiro: ANPAP, 2014.

FRAGOSO, Maria L. P. G., “A Criação do Núcleo Laboratorial Nano. Primeiro espaço de pesquisa teórico-prático em Arte e Tecnologia no PPGAV e na EBA”. In Histórias da Escola de Belas Artes: revisão crítica de sua trajetória. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2016.

NÓBREGA, Carlos Augusto M. da. Art and Technology: coherence, connectedness, and the integrative field. (PhD in Interactive Arts). Planetary Collegium - School of Art and Media, University of Plymouth, Plymouth - UK, 2009. 297 p.

Nóbrega, Carlos Augusto M. da, Borges, Fabiane M., Fragoso, Maria Luiza P. G. (Organizadores) Hiperorgânicos: reconexões ancestrofuturistas. Rio de Janeiro: Rio Books, 2020.

OLIVEIRA, Luiz Sergio de., COSTA, Luiz Claudio da., NACIF, Maria Cristina V., Anais do I Encontro de Pesquisadores PPGA/RJ e 17º Encontro de Estudantes do PPGAV/EBA/UFRJ. [Des]limites da Arte: reencantamentos, impurezas e multiplicidades. Rio de Janeiro: UFRJ, Escola de Belas Artes, 2010.

FRAYLING, Christopher. Research in art and design. London: Royal College of Art, 1993.

KOSMINSKY, Doris; LUDWIG, Luiz; CASTRO, Barbara. Existência numérica. Rio de Janeiro: Rio Books, 2018.

CASTRO, Barbara; LUDWIG, Luiz; KOSMINSKY, Doris (org.). Existência Numérica: Emergências. Rio de Janeiro, RJ: Oi Futuro, 2024.

Downloads

Publicado

11-08-2025

Edição

Seção

40 anos de PPGAV pelas linhas de pesquisa: memória