“O lixo é uma ética”: Notas críticas a poemas de Pedro Mexia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106X/2025e68369

Resumo

Leitura crítica de alguma poesia de Pedro Mexia, destacando modos de pensar a relação entre poesia e ética diante do discurso neoliberal dominante na sociedade contemporânea. A obra Contratempo (2016) e sua perspectiva distópica em relação à contemporaneidade, por meio do olhar de um poeta urbano que caminha pela cidade de Lisboa figurada como espaço ruinoso. Ao descrever as situações degradadoras impostas aos indivíduos pela economia neoliberal, os poemas enfatizam circunstâncias banais presentes na paisagem urbana marcada por detritos e restos. Análise do processo descritivo nos poemas de Mexia para reverberar o desencanto, o fracasso e sobretudo a melancolia do sujeito contemporâneo. Essa abordagem é elaborada sob a perspectiva da psicopolítica (Safatle, 2022; Han, 2017; 2018), questionando-se a resistência do discurso poético às demandas economicistas do neoliberalismo que afetam profundamente a vida dos indivíduos contemporâneos.

Biografia do Autor

Paulo Alberto da Silva Sales, Instituto Federal Goiano Hidrolândia, GO, Brasil

Paulo Alberto da Silva Sales. Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (2010-2014). Realizou estágios pós-doutorais: um em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (2017-2018) e o outro em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (2021-2023). Docente na área de Linguagens no Instituto Federal Goiano, Campus Hidrolândia. Lidera, juntamente com o Prof. Flávio Camargo, o grupo de pesquisa Estudos sobre a narrativa brasileira contemporânea (UFG/CNPq). Integra o grupo de pesquisa Poesia e Contemporaneidade (UFF/CNPq) e o GT Teoria do Texto Poético (ANPOLL).

Ida Alves, Universidade Federal Fluminense Niterói, Brasil

Ida Alves. Professora titular de literatura portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense-UFF, Niterói. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Estudos de Literatura – UFF. É Vice-coordenadora do Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras (PPLB), sediado no Real Gabinete Português de Leitura e editora-chefe da Revista Convergência Lusíada. Pesquisadora bolsista CNPq. Colíder do Grupo de Pesquisa Poesia e Contemporaneidade (UFF/CNPq), com Celia Pedrosa (UFF) e do Grupo Estudos de Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa (UFF/CNPq), com Macia Manir Feitosa (UFMA). Integra o GT Teoria do Texto Poético (ANPOLL).

Downloads

Publicado

2025-06-24

Edição

Seção

Artigos