Para uma releitura de A noite, de José Saramago

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DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106X/2025e68370

Resumo

Neste artigo, em diálogo com a crítica especializada que se tem ocupado da dramaturgia de José Saramago, proponho uma releitura da primeira peça teatral do autor. Insistirei no realismo direto que o escritor quis incutir na sua primeira incursão na dramaturgia. Para isso, ocupar-me-ei da língua, do estilo e da ideologia de A noite, lugar dramático em que Saramago entretece situações sociais e humanas tão radicalmente “reais” quanto irredutivelmente alegóricas e, por isso mesmo, intemporais.

Biografia do Autor

Carlos Nogueira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Cátedra José Saramago Vila Real, Portugal / Universidade de Vigo Vigo, Espanha

Carlos Nogueira.  Historiador das ideias, filólogo, titular da Cátedra José Saramago da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal) e professor da Universidade de Vigo (Espanha). Foi professor da Universidade Complutense de Madrid. Recebeu o Prêmio de Ensaio Vergílio Ferreira (2022), o Prêmio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho (2019), o Prêmio Montepio de Ensaio (2012, 2013 e 2014) e o Prêmio Santander de Internacionalização da Produção Científica da FCSH/Universidade Nova de Lisboa (2011, 2012, 2013, 2014).

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Publicado

2025-06-24

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Artigos