Poesia e suas aberturas: entrevista com o poeta Marcelo Ariel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106X/2025e68378

Resumo

A poesia de Marcelo Ariel é constelar em relação aos temas de que se ocupa e pela experiência com a palavra poética. Nesta entrevista, o poeta trata de algumas dessas questões, sobretudo em relação ao fazer poético, o papel do poeta na sociedade contemporânea, o estatuto da linguagem poética e suas múltiplas relações com a identidade, a negritude, o mercado editorial e as relações entre poesia e ensino.

Biografia do Autor

Sandro Adriano da Silva, Universidade Estadual do Paraná/Universidade Federal do Paraná Campo Mourão, PR, Brasil.

Sandro Adriano da Silva. Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Atua como professor de Literatura Brasileira e Teoria Literária da Universidade Estadual do Paraná desde 2013 e integra o Grupo de Pesquisa Poesia Brasileira Contemporânea – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Sandra Stroparo, Universidade Federal do Paraná Curitiba, PR, Brasil

Sandra Stroparo. Doutora em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atua como professora de Literatura Brasileira e Teoria Literária na Universidade Federal do Paraná desde 1998 e integra o Programa de Pós-Graduação em Letras desde 2013. Possui experiência acadêmica nas áreas de Literatura Brasileira, Literatura Francesa e Tradução.

Downloads

Publicado

2025-06-25

Edição

Seção

Entrevista