Danças coletivas como meio de promoção da saúde e bem-estar para mulheres

Autores

Resumo

No Brasil, tradicionalmente, as danças são praticadas em escolas de dança, centros de tradição cultural, projetos sociais e academias. No universo da Educação Física, as danças são utilizadas como meios para diversos objetivos, como: lazer, educação cultural, inclusão social e promoção da saúde e qualidade de vida. O objetivo geral desta pesquisa foi destacar os benefícios da prática de danças coletivas como ferramenta para o desenvolvimento da promoção da saúde e bem-estar para mulheres. Mais especificamente, almejou-se verificar: a) as melhorias físicas adquiridas pelos praticantes e b) o nível de satisfação e prazer dos praticantes. Esta pesquisa segue a abordagem quanti-quali, fazendo uso de um questionário semiestruturado numa pesquisa de campo (in loco). As participantes foram mulheres acima de 18 anos, pois é o público predominante da prática pesquisada, totalizando 116 mulheres. Concluindo-se que a prática de danças coletivas oferece benefícios como promoção da saúde, bem estar e lazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaysa Cavalcante Nunes, Universidade de Vassouras

Graduanda no curso de bacharelado em Educação Física pela Universidade de Vassouras - campus Maricá.

Aline D'Avila Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Nutrição (2013) e Estatística (2022) pela Universidade Federal Fluminense, mestrado (2016) e doutorado (2021) no Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas pela mesma universidade (2016) e especialização em Nutrição Esportiva e Estética com Ênfase em Wellness (2017), na Faculdade São Camilo. Em 2018, iniciou a graduação de Estatística na UFF e compôs o Laboratório de Estatística (LES). Atualmente, atua como Professora Adjunta I na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no campus Cabo Frio como docente de estatística no Departamento de Geografia do Instituto de Geografia (IGEOG/UERJ) e Professora Adjunto II na Universidade de Vassouras, desde 2020, ministrado as disciplinas de bioestatística, epidemiologia nutricional, nutrição experimental, avaliação nutricional, nutrição desportiva, bioquímica, histologia e embriologia, análise sensorial e composição dos alimentos para o curso de Nutrição e bioestatística, métodos e técnicas de estudo e pesquisa e informática aplicada a área da saúde para Educação Física e bioestatística para Fisioterapia. Possui atividade de extensão na Clínica Escola da mesma Universidade. Atua também na Faculdade de Ciências Médicas de Maricá (FACMAR) junto ao curso de graduação de Enfermagem , ministrando as disciplinas de metodologia científica, bioestatística, Enfermagem em Saúde Coletiva e Nutrição em enfermagem e ao curso de graduação em Medicina Veterinária , ministrando a disciplina de bioquímica e bioestatística. De abril/2023 a maio/2024, foi Professora Substituta na UFF, ministrando a disciplina de Epidemiologia I do departamento de Epidemiologia e Bioestatística (MEB/UFF) para o curso de graduação em Medicina, Bioestatística aplicada à Saúde para a Residência Multiprofissional e Epidemiologia V para o curso de verão de Biomedicina. está inserida no grupo de pesquisa do Laboratório de Nutrição Experimental (LabNE) da UFF, atuando principalmente nos seguintes temas: linhaça, ômega-3, fêmur, tecido adiposo, crescimento e desenvolvimento de ratos Wistar. Por fim, é a nutricionista responsável técnica da empresa Aipinzito e atua em atendimento de pessoas que buscam emagrecimento, hipertrofia e qualidade de vida.

Rafael Carvalho da Silva Mocarzel, Universidade de Vassouras

Doutorado em Ciências do Desporto na Universidade do Porto (UP / Portugal); Mestrado em Ciências da Atividade Física e Licenciatura Plena em Educação Física (UNIVERSO / Brasil); Especialização (Lato Sensu) em Acupuntura (ANHANGUERA / Brasil). Professor (Faixa Preta) em 6 estilos de Kung-Fu (Garra de Águia, Tai Chi Chuan, Shuai Jiao, Sanda/Sanshou e Wushu Moderno: Norte & Sul). Instrutor de Pilates e Dança (zouk e forró/xote). Atua também com Terapias Holísticas e Massagens. Atualmente estuda as Artes Marciais em suas diversas áreas de atuação, o Olimpismo, a Filosofia e Sociologia dos Esportes, os Jogos e eSports, História do Desporto, Terapias Holísticas e Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS). Autor de livros, capítulos de livros e artigos (nacionais e internacionais). Membro da Câmara de Lutas e Artes Marciais e da Comissão de Professores de Niterói e Adjacências do CREF-1. Fundador e Ex-Presidente da Associação de Kung-Fu Shaolin de Niterói (AKSN). Ex-Diretor da Federação de Kung-Fu do Estado do Rio de Janeiro (FKFERJ). Docente em academias há mais de 20 anos. Terapeuta holístico há mais de 15 anos. Pesquisador e docente universitário há mais de 10 anos.

Publicado

2025-12-10