Competitividade das exportações de castanha de caju (cashew nuts) do Brasil no mercado internacional
DOI :
https://doi.org/10.51861/ded.dmlvtss.2.862Mots-clés :
Indicadores de competitividade, castanha de caju, mercado internacional, produto agrícolaRésumé
Este estudo analisou a competividade das exportações da castanha de caju brasileira em relação aos seus principais concorrentes mundiais, de 1961 a 2019. O aporte metodológico utilizado foram os índices de Vantagem Comparativa Revelada (VCR); Posição Relativa de Mercado (PRM); Taxa de Cobertura (TC); Comércio Intraindústria (G-L); Índice de Contribuição ao Saldo Comercial (ICSC). Os resultados indicaram que os países com maior crescimento efetivo do valor das exportações que ganharam posição relativa do mercado, no período de 1961 a 2019, foram, a Índia, Vietnam e Costa do Marfim. A situação da exportação de castanha de caju brasileira, de 1961 a 2019, revela que o Brasil apesar de ainda posicionar-se dentre os maiores exportadores mundiais de ACC, vem perdendo competitividade, principalmente, a partir de 2005, quando progressivamente retrai as exportações e cai na posição do mercado internacional dada a lenta evolução de suas exportações quando comparado aos seus principais concorrentes.
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