O corpo em disputa: a construção do gênero e da identidade nacional nas obras Moema e O último tamoio

Autores

Palavras-chave:

História da Arte, Pintura, Identidade, Decolonialidade, Gênero.

Resumo

A proposta deste trabalho se inscreve no campo da História da Arte, pensando as relações de gênero presentes em duas obras: Moema (1866), de Victor Meirelles, e O último tamoio (1883), de Rodolfo Amoedo. Busquei analisar as formas que as tradições de pintura europeias, replicadas em boa parte na Academia Imperial de Belas Artes, ajudaram, a partir de um discurso de gênero, na construção da imagem dos indígenas subalternizados sendo um projeto de construção da nação brasileira.

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Biografia do Autor

Beatriz Rosa Cavalcanti, Mestranda do PPGAV-UFRJ

Mestranda em História e Crítica de Arte do PPGAV da UFRJ

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Publicado

2023-08-16

Edição

Seção

Escritos decoloniais: conhecimento em curso