SEXUALIZANDO A COLONIALIDADE DE GÊNERO

PARA UMA COMPREENSÃO DA HOMOFOBIA INTERNALIZADA

Autor/innen

  • José da Silva Oliveira Neto Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.59488/re4

Abstract

A história colonial do Brasil coincide com o assassinato de corpos não heterossexuais. Nesse contexto, a colonialidade de gênero estabelece quais corpos valem mais e quais corpos valem menos a partir do binômio masculino-feminino. Essa realidade pode se manifestar como homofobia internalizada entre pessoas homossexuais, afetando negativamente sua experiência de vida. Este estudo de revisão narrativa objetivou convocar os Estudos Decoloniais ao debate sobre a sexualidade articulada ao conceito de colonialidade de gênero. Aponta-se que a homofobia internalizada tem sua história construída na exploração colonial, a qual se manifesta no estabelecimento de práticas de perseguição e extermínio de condutas homossexuais. Nesse ínterim, a colonialidade de gênero é o braço da colonialidade que agrega a homofobia internalizada como mecanismo, garantindo que as diferenças coloniais continuem atuando no sistema cognitivo das pessoas. Por fim, é necessário que haja mais propostas téorico-práticas que discutam a sexualidade como um problema ligado à colonialidade de gênero.

 

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

José da Silva Oliveira Neto, Universidade Federal do Ceará


Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Psicologia Clínica Histórico-Cultural pela Faculdade de Quixeramobim (UNIQ). Especialista em Sexualidade Humana pelo Child Behavior Instituute (CBI) of Miami. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Interesse nas áreas de Psicologia Social e Psicologia Comunitária, tendo como campo de estudo as diversidades sexuais, com enfoque para os estudos sobre as implicações psicossociais da homofobia, e esta conjugada a outros marcadores sociais, como pobreza e raça. Aprofundamentos nos estudos decoloniais em Psicologia e em Psicologia Histórico-Cultural. Atuação como psicólogo escolar e psicólogo clínico na abordagem Histórico-Cultural de L. S. Vigotski.

Veröffentlicht

2025-01-17

Zitationsvorschlag

OLIVEIRA NETO, José da Silva. SEXUALIZANDO A COLONIALIDADE DE GÊNERO: PARA UMA COMPREENSÃO DA HOMOFOBIA INTERNALIZADA . Revista Estudos Libertários, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–29, 2025. DOI: 10.59488/re4. Disponível em: https://www.revistas.ufrj.br/index.php/estudoslibertarios/article/view/65480. Acesso em: 12 dez. 2025.