Sob o signo da melancolia Ou da fratura da Representação na narrativa de Sebald

Autores/as

  • Daniela de Oliveira Carvalho

Resumen

Sob o signo da melancolia uma escrita procura por si mesma; por entre muros, escombros e pesados anéis da História da Civilização o pensamento indaga-se sobre o destino de seus périplos, buscando atento algum reflexo de humanidade que sua própria imagem possa evocar. É no exercício de autoconsciência dos processos de Representação que a narrativa sebaldiana irá esboçar um movimento da História, onde o plano íntimo e o político entrelaçam-se através de uma escrita de intenção tateante. Em sua dimensão estética a narrativa problematiza questões da filosofia do conhecimento e, talvez num gesto de generosidade espiritual, parece abarcar como elemento de sua própria condição o dado do imponderável, do fragmento, do mistério, sem, contudo, perder a angulação crítica do curso da História.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADORNO, T. W. “O Ensaio como Forma” In Notas de literatura. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Duas cidades/Editora 34, 2003.

_________; HORKHEIMER. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos -- Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.

BENJAMIN, W. O Conceito de Crítica de Arte no Romantismo Alemão, São Paulo:Editora Da Universidade São Paulo: Iluminuras, 1993.

___________ . Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre a literatura e a história da cultura -- São Paulo: Brasiliense, 1994.

BORGES, J. L. As Ruínas Circulares In Ficções -- Obras Completas, volume I -- São Paulo: Globo, 1999.

__________ . Cinco Visões Pessoais. Trad. Maria Rosinda Ramos da Silva -- Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1985.

FOUCAULT, M. “Prefácio” In As palavras e as coisas -- São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FREUD, S. “O Mal Estar na Civilização” In O mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos (1930-1936) -- São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

_________. “Luto e Melancolia” In Introdução ao narcisismo: ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916) -- São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SEBALD, W.G. Os Anéis de Saturno. Trad. Lya Luft -- Rio de Janeiro; São Paulo: Ed. Record, 2002.

Publicado

2011-08-30

Número

Sección

Artigos