O Arquétipo de Mago na Literatura Brasileira Contemporânea: os casos de José J. Veiga e Péricles Prade

Авторы

Аннотация

O presente artigo tem como objetivo analisar o motivo do mago na literatura brasileira contemporânea, partindo do conceito de arquétipo proposto por Jung e tendo como corpus dois personagens extraídos das obras Sombras de Reis Barbudos (2017) de José J. Veiga e O Monge Astheros (1985) de Péricles Prade. Com o auxílio das considerações teóricas, observou-se o modo como esse arquétipo se comporta nas referidas obras, comparando suas semelhanças e diferenças e demonstrando a maleabilidade da figura do mago na literatura, além da função que ocupa nas narrativas analisadas.

Скачивания

Данные скачивания пока недоступны.

Биография автора

Daniel Rodas Ramalho, Universidade Estadual da Paraíba (Mestrado em Literatura e Interculturalidade / PPGLI-UEPB)

Mestrando em Literatura e Interculturalidade (PPGLI-UEPB). Bolsista da CAPES no Mestrado (2023-2024). Licenciado em Letras-Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB - Campus VI, Monteiro-PB).Tem como interesse investigativo pesquisas que busquem compreender as complexas relações entre Arte e Sagrado, em especial no tocante à Literatura, estabelecendo diálogos com o Mito, a Filosofia, a Psicologia Analítica, a Mística, a Pedagogia e a Ciência das Religiões.

Библиографические ссылки

CHEVALIER, Jean. Dicionário de símbolos. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991.

CUMINO, Alexandre. O que é sacerdócio. In: CUMINO, Alexandre. O sacerdote de umbanda. São Paulo: Madras, 2015. p. 21-25.

DANTAS, Gregório Foganholi. O insólito na ficção de José J. Veiga. 2001. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) – Instituto de Estudos da Linguagem – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002. Disponível em: https://bv.fapesp.br/pt/publicacao/74678/o-insolito-na-ficcao-de-jose-j-veiga/ Acesso em 12 de abril de 2023.

GOMES, Álvaro Cardoso. Apólogos de um mitômano. Revista Científica Internacional. v. 10. n. 2. abr./jun. 2015. Disponível em: http://www.interscienceplace.org/isp/index.php/isp/article/view/347/321 Acesso em 18 de Maio de 2018.

JUNG, Carl. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2000.

JUNG, Carl. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2008.

OGDEN, Daniel; et. al. Bruxaria e magia na Europa. São Paulo: Madras, 2004.

PRADE, Péricles. Os milagres do cão Jerônimo. 4. ed. São Paulo: Global,

SANTIDRIÁN. Pedro. R. Dicionário básico das religiões. Aparecida: Editora Santuário, 1996.

SPALDING, Tassilo Orpheu. Identificação dos Arquétipos. In: PRADE, Péricles. Os milagres do cão Jerônimo. 4. ed. São Paulo: Global, 1985. p. 15-25.

VEIGA, José J. Sombras de reis barbudos. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

Опубликован

2023-09-15

Выпуск

Раздел

Artigos