Considerações filosóficas sobre o autor e a obra literária

Auteurs

  • Marina Valesquino Affonso dos Santos UFU

Résumé

A reflexão que aqui se registra tem como princípio norteador o pensamento do filósofo Michel Foucault e suas considerações sobre a historicidade ocidental da linguagem e seus campos discursivos, sobre seu interesse pelo saber como fonte de investigação, tendo como pano de fundo a escrita artística como um viés importante para se conhecer a especificidade dos saberes de cada época. O desenvolvimento central foi dividido em dois tópicos que constroem os seguintes raciocínios: no primeiro tópico, a palavra pronunciada e a escrita, assim como sua representação com uma cronologia e um caráter direcional que interliga o único ao todo, de acordo com sucessivos acontecimentos históricos – a epistémê e o a priori histórico –, que correspondem à origem e ao significado da linguagem e que foram consideradas, pelo filósofo, no livro As Palavras e as Coisas; a intencionalidade, os planos discursivos e a ação em relação ao autor, autoria e autoridade são temáticas do segundo tópico, que tem como ponte para reflexão o ensaio O que é um Autor?, no qual essas questões se encontram bem delineadas, e que nos faz repensar sobre a causa principal daquilo que está escrito.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Marina Valesquino Affonso dos Santos, UFU

Doutoranda em Estudos literários na UFU

Références

EAGLETON, Terry. Estruturalismo e semiótica. In: Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 137-189.

FOUCAULT, Michel. Las meninas. In: As Palavras e as Coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Lisboa: Edições 70. 2005. p. 59-71.

______. A prosa do mundo. In: As Palavras e as Coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Lisboa: Edições 70. 2005. p. 73-99.

______. O que é um Autor? In: Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Organização e seleção de textos: Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2006. p. 264-298.

SOARES, Maria Lúcia de Amorim; PETRANELLA, Leandro. 1968, o ano que ainda faz pensar: intelectuais indagam sobre a irrupção dos jovens na sociedade industrial. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, vol.14, nº 2, jul. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772009000200006&lng=en&nrm=iso> Acesso em 30 jun. 2017>.

Téléchargements

Publiée

2020-07-18

Numéro

Rubrique

Artigos