A Fronteira Contracultural de Rayuela - Faces do Poeta e do Perseguidor

Auteurs-es

  • Geraldo Belluco UFRJ

Résumé

Na entrevista da qual foi extraiÌdo o trecho acima, publicada em 1967, Julio CortaÌzar falaraÌ de sua surpresa ao constatar que Rayuela encontrou nas gerações mais jovens seus leitores mais vorazes. O autor considerava o texto difiÌcil, mas logo perceberia a força de incitação que potencializaria a ressonaÌ‚ncia das questões levantadas pela obra na parcela da juventude que se mostrava insatisfeita com os valores e tradições hegemoÌ‚nicos da civilização ocidental e que passaria a contestar o racionalismo finalista e pragmaÌtico ao extremo (que sempre foi dominante ateÌ mesmo nas fileiras da esquerda poliÌtica). 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARRIGUCCI JR, Davi. Encontro com um narrador: Julio CortaÌzar. In Enigma e comentaÌrio: ensaios sobre literatura e experieÌ‚ncia. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p.173-187.

______.O escorpião encalacrado: a poeÌtica da destruição em Julio CortaÌzar. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

BUENO, AndreÌ. Formas da crise: estudos de literatura, cultura e sociedade. Rio de Janeiro: Graphia, 2002.

CORTAÌZAR, Julio. Obra CriÌtica 1. Tradução Paulina Wacht e Ari Roitman. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

______. Obra CriÌtica 2. Tradução Paulina Wacht e Ari Roitman. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

______. Obra CriÌtica 3. Tradução Paulina Wacht e Ari Roitman. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

______. Valise de CronoÌpio. Tradução Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2004.

______. Rayuela; edicioÌn criÌtica. Madrid; Paris; MeÌxico; Buenos Aires; São Paulo; Rio de Janeiro; Lima: ALLCA XX, 1996.

COUTINHO, Eduardo F. Julio CortaÌzar e a busca incessante da linguagem. In: COUTINHO, Eduardo F. (Org.). A Unidade Diversa: ensaios sobre a nova literatura hispano-americana. Rio de Janeiro: Anima, 1985. p.15-43.

JITRIK, NoeÌ e outros. La vuelta a CortaÌzar em nueve ensayos. Buenos Aires, Carlos PeÌrez Editor, 1968.

SARTRE, Jean-Paul. Que eÌ literatura? Tradução Carlos Felipe MoiseÌs. São Paulo: AÌtica, 1989.

WOLFF, Jorge Hoffmann. Julio CortaÌzar: a viagem como metaÌfora produtiva. FlorianoÌpolis: Letras ContemporaÌ‚neas, 1998.

Téléchargements

Publié-e

2007-09-30