Terras de quilombo e a luta por direitos: um estudo-ação com comunidades quilombolas na Amazônia tocantina

Quilombo lands and struggle for rights: a study-action with quilombola communities in the Tocantins Amazon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.60001/ricla.v34.n1.3

Resumo

Este artigo apresenta as primeiras reflexões construídas no contexto de uma investigação-ação-participativa com o território  quilombola Terra da Liberdade, em Cametá, Pará. Nesse sentido, destacamos os principais elementos do documento-denúncia elaborado coletivamente, importante produção que carrega muitas vozes, dores, indignação, mas também, esperança. As denúncias e demandas do território foram organizadas em três principais eixos de denúncias: condições de infraestrutura e acesso às  comunidades; negação ao direito à educação; negação ao direito à saúde e de proteção social básica. Ao final, abordamos os principais avanços e tensionamentos na luta por direitos no território e apresentamos reflexões a partir da construção coletiva para pensar a caminhada da luta pela superação das desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Corrêa Saboia

Docente do curso de licenciatura em educação do campo (Fecampo) do Campus Universitário do  Tocantins (Cuntins /Cametá) da Universidade Federal do Pará (Ufpa). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas (Ppgaa) do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (Ineaf-Ufpa).

Manoel Liduino de Carvalho

Quilombola e agricultor familiar. Atualmente é presidente da Associação de Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Remanescente de Quilombo Terra da Liberdade, gestão 2019-2025.

Waldirene Cruz

Liderança quilombola da comunidade Nova Esperança. Acadêmica do curso de agronomia da Universidade Federal do Pará (Ufpa).

Downloads

Publicado

30.12.2024