Terras de quilombo e a luta por direitos: um estudo-ação com comunidades quilombolas na Amazônia tocantina

Quilombo lands and struggle for rights: a study-action with quilombola communities in the Tocantins Amazon

Autor

DOI:

https://doi.org/10.60001/ricla.v34.n1.3

Abstrakt

Este artigo apresenta as primeiras reflexões construídas no contexto de uma investigação-ação-participativa com o território  quilombola Terra da Liberdade, em Cametá, Pará. Nesse sentido, destacamos os principais elementos do documento-denúncia elaborado coletivamente, importante produção que carrega muitas vozes, dores, indignação, mas também, esperança. As denúncias e demandas do território foram organizadas em três principais eixos de denúncias: condições de infraestrutura e acesso às  comunidades; negação ao direito à educação; negação ao direito à saúde e de proteção social básica. Ao final, abordamos os principais avanços e tensionamentos na luta por direitos no território e apresentamos reflexões a partir da construção coletiva para pensar a caminhada da luta pela superação das desigualdades.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biogramy autorów

Tiago Corrêa Saboia

Docente do curso de licenciatura em educação do campo (Fecampo) do Campus Universitário do  Tocantins (Cuntins /Cametá) da Universidade Federal do Pará (Ufpa). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas (Ppgaa) do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (Ineaf-Ufpa).

Manoel Liduino de Carvalho

Quilombola e agricultor familiar. Atualmente é presidente da Associação de Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Remanescente de Quilombo Terra da Liberdade, gestão 2019-2025.

Waldirene Cruz

Liderança quilombola da comunidade Nova Esperança. Acadêmica do curso de agronomia da Universidade Federal do Pará (Ufpa).

Opublikowane

2024-12-30