Os fantasmas espreitam da fenda: a arquitetura estranhamente familiar de Lebbeus Woods
Słowa kluczowe:
Lebbeus Woods, Arquitetura experimental, O Estranhamente familiarAbstrakt
Neste artigo procuramos abordar os projetos do arquiteto Lebbeus Woods a partir da leitura cruzada de dois livros: The Architectural Uncanny: Essays in the Modern Unhomely e Warped space, de Anthony Vidler. Nos dois livros, lançados, respectivamente, em 1992 e 2000, o arquiteto, crítico e historiador norte-americano investiga o conceito do estranhamente familiar na contemporaneidade. O autor estabelece a correspondência entre arquitetura, psicologia e filosofia, remontando sua análise até a literatura do romantismo alemão, que deu origem às histórias de terror e sobrenaturais. Esse estudo leva às questões atuais sobre a alienação do sujeito e a relação entre o design arquitetônico e as patologias do espaço. Sua análise procura relacionar que “os problemas ligados ao gênero e ao sujeito podem ser associados à permanência do discurso de alienação e do Outro no contexto social e político da exclusão racial, étnica e das minorias” (vidler, 2008, p. 622). No entrecruzamento entre esses dois compêndios, buscamos posicionar o trabalho de Lebbeus Woods e suas investigações teóricas como uma força de resistência política. Tal intento reside na defesa de uma ética nas intervenções arquitetônicas em sítios arruinado por eventos traumáticos##plugins.generic.usageStats.downloads##
Bibliografia
BENJAMIM, Walter. Passagens. São Paulo: Imprensa Oficial, 2007.
COOK, Peter. The city, Seen as a Garden of Ideas. New York: The Monacelli Press, 2003.
______. Drawing: the motive force of architecture. West Sussex: John Wiley & Sons, 2008.
FREUD, Sigmund. O inquietante. In: ___. História de uma neurose infantil: (“O homem dos lobos”): além do princípio do prazer e outros textos (1917-1920). São Paulo: Companhia das Letras, 2010 [1919].
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela Memória. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora & MAM-RJ, 2000.
POE, Edgar Allan. Histórias extraordinárias de Allan Poe. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998.
SHAKESPEARE, William. Hamlet. Trad. Millôr Fernandes. São Paulo: L&PM, 2000.
STRAUSS, Ivan. Architectures and Barbarians. Diary of a Sarajevo Architect. In: Beyond the revolution. The architecture in the eastern Europe. Londres: Architectural Design, 1996.
VIDLER, Anthony. The Architectural Uncanny: Essays on the Modern Unhomely. Cambridge/ Massachussets: The MIT Press, 1992.
______. Warped Space: art, architecture, and anxiety in modern culture. Cambridge/ Massachussets: The MIT Press, 2001.
______. Uma teoria sobre o estranhamente familiar. In : NESBITT, Kate (org.). Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica (1965-1995). São Paulo: Cosac & Naify, 2008.
______. O campo ampliado da arquitetura In: SYKES, A. Krista (org.). O campo ampliado da arquitetura: Antologia teórica 1993-2009. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.
WOODS, Lebbeus. One Five Four. New York: Princeton Architectural Press, 1989.
______. War and Architecture. New York: Princeton Architectural Press, 1993.
______. Radical Reconstruction. New York: Princeton Architectural Press, 1997.
______. The reality of the theory. 06.02.2008. https://lebbeuswoods.wordpress. com/2008/02/06/the-reality-of-theory/ Acesso em 13.07.2015.
______. Type Casting. https://lebbeuswoods.wordpress.com/2009/01/16/type-casting/ Acesso em 09.01.2014
______. Forms of authority. 23.04.2011 https://lebbeuswoods.wordpress.com/2011/04/23/forms-of-authority/ Acesso em 12.07.2015.
______. Slow manifesto: Lebbeus Woods blog. New York: Clare Jacobson Editor. Princeton Architectural Press, 2015.
Pobrania
Opublikowane
Numer
Dział
Licencja

Utwór dostępny jest na licencji Creative Commons Uznanie autorstwa 4.0 Międzynarodowe.
O envio dos trabalhos implica a cessão sem ônus dos direitos de publicação, inclusive em versão eletrônica online. Todos os diretos provenientes da venda da revista ficam cedidos à Revista InterFACES. A republicação dos trabalhos deve mencionar a publicação original em Revista InterFACES.