Contrastes De Marisa Rezende: Texturas e Toques Pianísticos

Авторы

  • Tatiana Dumas Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ
  • Nadge Breide Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Ключевые слова:

Construção Interpretativa, Música Contemporânea Brasileira, Marisa Rezende

Аннотация

Este artigo evidencia a ação pianística como recurso expressivo na interpretação de uma obra contemporânea brasileira. O estudo tem por escopo a escolha dos movimentos adequados à obtenção dos toques pianísticos, nas diferentes texturas da peça Contrastes (2001) de Marisa Rezende. O referencial teórico respalda-se nas considerações e nos preceitos de George Kochevitsky (1967), Gerd Kaemper (1968), Leonard Meyer (2000), heinrich neuhaus (2010), entre outros.

Скачивания

Данные скачивания пока недоступны.

Библиографические ссылки

HANSLICK, Eduard. Do belo musical. 2ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1992.

KAEMPER, Gerd. Techniques pianistiques. France: Alfhonse Leduc et Cie – Éditions Musicales, 1968.

KOCHEVITSKY, George. The art of piano playing: a scientific approach. Van Nuys: SummyBirchard Inc., 1967.

LARUE, Jan. Análisis del estilo musical. España: Mundimúsica Ediciones, S. L., 2009.

MATTHAY, Tobias. The visible and invisible in pianoforte technique. London: Oxford University Press, 1982.

MEYER, Leonard B. El estilo em la musica: teoria musical, historia e ideologia. Madrid: Ediciones Pirámide, 2000.

NEUHAUS, Heinrich. The art of piano playing. London: Kahn & Averill, 2010.

NEWMAN, William S. The pianist’s problems. New York: Da Capo Press, 1986.

RANDEL, Don Michael. The new Harvard dictionary of music. Cambridge: Harvard University Press, 1996.

REZENDE, Marisa. Contrastes. Rio de Janeiro: Edição da autora, 2001. 1 partitura (5 p.). Piano.

______. Comunicações pessoais. Rio de Janeiro, set. 2010-jun. 2011.

SENNA NETO, Caio Nelson de. Textura musical: forma e metáfora. Tese de Doutorado em Música. 165p. UNIRIO. Rio de Janeiro, 2007.

SILVA, José Alberto Salgado e. Construindo a profissão musical – uma etnografia entre estudantes universitários e música. Tese de Doutorado em Música. UNIRIO. Rio de Janeiro, 2005.

Опубликован

2020-02-17

Выпуск

Раздел

Artigos