Relação dos trastes de prata e ornamentos da extinta capela de Santo Antônio (1856)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v5i1.24859

Palavras-chave:

Manuscrito mineiro, Registros eclesiásticos, Edição fac-similar, Edição diplomática

Resumo

Apresentar uma fonte documental manuscrita, em um periódico científico, além torná-la conhecida no meio acadêmico, colabora diretamente com a sua preservação e propagação. Nesta publicação, apresentaremos, de forma simples e sucinta o manuscrito Relação dos trastes de prata e ornamentos da extinta Capela de Santo Antônio. Vale destacar que o documento em questão é uma produção contextualizada, portador de acontecimentos da região em que foi produzido e, portanto, passível de ser tomado como objeto de estudos de diversas áreas. É preciso, contudo, estarmos atentos, pois sem a preservação e a divulgação dessa fonte primária, corremos o risco de reduzi-la à condição de registros antigos ou, simplesmente, “coisa velha e sem sentido”. O presente trabalho, mesmo curto e despretensioso, vai, sobretudo, no sentido oposto desse lamentável destino de muitos documentos antigos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius Pereira das Dores, Universidade de São Paulo

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo e professor substituto do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto.

Referências

ARNOULD, Jean-Marie. Le centre de Sablé. In: NORTIER, Michel. (Dir.). Études sur la bibliotheque nationale et témoignages: réunis en hommage à Thérèse Kleindienst. Paris: Bibliothèque Nacionale, 1985. (Tradução de Aloisio Arnaldo Nunes de Castro).

CAMBRAIA, César Nardelli. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DORES, Marcus Vinícius Pereira das. O Primeiro Inventário de bens da Catedral de Mariana (1749-1753): edição e glossário terminológico. 2019. 172 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. (Org.). Para a História do Português Brasileiro: primeiros estudos. v. 2, t. 2. São Paulo: Humanitas/FFLCH/FAPESP. 2001.

Fonte documental

Arquivo Eclesiástico Dom Oscar de Oliveira (AEAM), Minas Gerais. (1749-1904). Livro de Inventários da Catedral de Mariana. Inventário – P16.

Downloads

Publicado

24-06-2019