Dona Benta nas cartas infantis para Monteiro Lobato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2018.v15n2a20081

Palavras-chave:

práticas de leitura, Dona Benta, cartas.

Resumo

O texto que será apresentado pretende discutir práticas de leitura das obras infantis de Monteiro Lobato a partir da investigação de missivas recebidas pelo autor para serem, por ele, encaminhadas a Dona Benta ou tendo, diretamente, Dona Benta como a destinatária da carta, numa quase explícita confusão, por parte dos missivistas, entre realidade e fantasia, pessoa e personagem. Para isso, nos serviremos de seis cartas, três de leitores mirins e três de adolescentes, disponíveis no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), na Universidade de São Paulo.

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Biografia do Autor

Patrícia Aparecida Beraldo Romano, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

possui doutorado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017) e mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2003). Cursou Licenciatura em Letras-Português também na Universidade Estadual de Campinas (1996). É Professora na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), em Marabá, onde leciona disciplinas de Literatura Brasileira, Literatura Infantil e Juvenil e Estágio Supervisionado em Língua e Literatura. Tem desenvolvido projetos na área da Literatura Infantil e Juvenil que dialoguem com processos de Mediação de Leitura e Formação do Leitor Literário, tanto na Graduação quanto na Pós-Graduação. Também tem se dedicado a estudar a obra infantil de Monteiro Lobato, em especial, a personagem Dona Benta e suas possíveis relações com a mediação de leitura.

Referências

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Publicado

2020-05-10

Edição

Seção

Literatura infanto-juvenil, entre o literário e o pedagógico, o tradicional e o contemporâneo