A educação das cerejeiras: a quem pertence a responsabilidade do pós-colonial?

Autori

  • Sheila Pereira Khan Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais, Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.35520/mulemba.2017.v9n16a10063

Parole chiave:

pós-colonial, maturidade, pós-memória, responsabilidade cívica

Abstract

Resumo: O presente texto procura avaliar o processo de maturidade dos chamados estudos pós-coloniais, apresentando como reflexão que o pós-colonial se remeteu a um trabalho mais teórico e mais reflexivo sobre o mundo, ao invés de saltar os seus muros intelectuais e sentir o pulsar da diversidade e mutação do mundo humano.

Como alternativa sugere-se contribuição conjunta a partir de uma abordagem mais ativa e interventiva da pós-memória como responsabilidade cívica.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Sheila Pereira Khan, Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais, Universidade do Minho

Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais, Universidade do Minho

Riferimenti bibliografici

CABRAL, Iva; SOUTO, Márcia; ELÍSIO, Filinto. Cartas de Amílcar Cabral a Maria Helena. A outra face do homem. Lisboa: Editora Rosa de Porcelana, 2016.

HIRSCH, Marianne. “The generation of postmemory”. In: Poetics Today, 29 (1), 2008, pp. 103-28.

HIRSCH, Marianne. Family Frames: Photography, Narrative, and Postmemory. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1997.

KHAN, Sheila. “O dever de pós-memória. Olhar para dentro da memória: solidão ou coragem cívica?”. In: Le Monde Diplomatique, Edição Portuguesa, Novembro, 2016, p.38-39.

KHAN, Sheila. Portugal a lápis de cor. A Sul de uma pós-colonialidade. Coimbra: Editora Almedina, 2016.

MARTINS, Catarina. “Nós e as mulheres dos Outros. Feminismos entre o Norte e a África”. In: RIBEIRO, António Sousa; RIBEIRO, Margarida Calafate. Geometrias da memória: configurações pós-coloniais. Porto: Edições Afrontamento, 2016, p.251-277.

RIBEIRO, António Sousa. “Memória, identidade e representação: Os limites da teoria e a construção do testemunho”. In: Revista Crítica em Ciências Sociais, nº88, 2010, pp. 9-21.

RIBEIRO, António Sousa. “Reversos da modernidade: colonialismo e Holocausto”. In: RIBEIRO, António Sousa; RIBEIRO, Margarida Calafate. Geometrias da memória: configurações pós-coloniais. Porto: Edições Afrontamento, 2016, p.43-60.

RUTHERFORD, Jonathan (org.). “The third space. Interview with Homi Bhabha”. In: Identity: Community, Culture, Difference. London: Lawrence and Wishart, 1990, p. 210-221.

TAVARES, Rui. “A grande oposição”. In: Público, 24 de Abril, 2017, pp. 48.

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-07-10