O CHOQUE DAS INSTITUIÇÕES: A CULTURA ESCOLAR NO INTERIOR DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DO RIO DE JANEIRO
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

Santos, M. A. da C. (2009). O CHOQUE DAS INSTITUIÇÕES: A CULTURA ESCOLAR NO INTERIOR DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DO RIO DE JANEIRO. Revista Contemporânea De Educação, 4(7), 118–132. https://doi.org/10.20500/rce.v4i7.1577

Abstract

O presente artigo discute a formação de uma cultura escolar em espaços de privação de liberdade. O campo da pesquisa é uma das escolas públicas que funcionam no interior do sistema socioeducativo do Rio de Janeiro. Discute-se a participação dos jovens internos na configuração dessa cultura escolar e as relações que são travadas entre as duas instituições -- a escola e o sistema socioeducativo -- envolvidas no processo de escolarização. Caracteriza-se a instituição socioeducativa como uma instituição total, que disputa o caráter disciplinar com a escola, impondo a ela o seu funcionamento e opondo dificuldades, como se as atividades educacionais interferissem na dinâmica disciplina-repressão.
https://doi.org/10.20500/rce.v4i7.1577
PDF (Português (Brasil))

References

BRASIL. Congresso Nacional. Estatuto da Criança e do Adolescente. (Lei Federal 8.069, de 13 de julho de 1990). Brasília, 1990.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (Lei Federal no 9394/96).Brasília, 1996.

CANDIDO, Antonio. A Estrutura da Escola. In: PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Maria Alice. Educação e Sociedade. 13aed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1983.

COSTA LEITE, Ligia. Meninos de Rua: O Rompimento da Ordem 1554/1994. Rio de Janeiro: Ed.UFRJ, 1998.

CRUZ NETO, Otávio (org). Nem soldados, nem inocentes. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2001.

GUIMARÃES, Maria Eloiza. Escolas, Galeras e Narcotráfico. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Revista Contemporânea de Educação

Downloads

Download data is not yet available.