LINGUAGEM E ALFABETIZAÇÃO: DIALOGANDO COM PAULO FREIRE E MIKHAIL BAKHTIN
PDF

Palavras-chave

Linguagem. Alfabetização. Bakhtin.

Como Citar

Nunes, M. F. R., & Kramer, S. (2012). LINGUAGEM E ALFABETIZAÇÃO: DIALOGANDO COM PAULO FREIRE E MIKHAIL BAKHTIN. Revista Contemporânea De Educação, 6(11), 19–40. https://doi.org/10.20500/rce.v6i11.1624

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar as concepções de alfabetização de Mikhail Bakhtin e Paulo Freire, teóricos que concebem a linguagem de forma dialógica, contribuindo a compreensão e análise dos processos de alfabetização. Inicialmente, os dois teóricos são contextualizados. Em seguida, os conceitos de diálogo, consciência e julgamentos de valor são aproximados e entrecruzados. Ao final, a partir do diálogo empreendido, são explicitadas algumas implicações para a prática educativa na escola.
https://doi.org/10.20500/rce.v6i11.1624
PDF

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem, São Paulo, Hucitec, 1988.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética - a teoria do romance. São Paulo, Hucitec, 1990.

BAKHTIN, M. Estética de la creación verbal. Buenos Aires, Siglo Veintiuno, 1982.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo, Martins Fontes, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1975.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Revista Contemporânea de Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.