LINGUAGEM E ALFABETIZAÇÃO: DIALOGANDO COM PAULO FREIRE E MIKHAIL BAKHTIN
PDF (Português (Brasil))

Mots-clés

Linguagem. Alfabetização. Bakhtin.

Comment citer

Nunes, M. F. R., & Kramer, S. (2012). LINGUAGEM E ALFABETIZAÇÃO: DIALOGANDO COM PAULO FREIRE E MIKHAIL BAKHTIN. Revista Contemporânea De Educação, 6(11), 19–40. https://doi.org/10.20500/rce.v6i11.1624

Résumé

Este texto tem como objetivo analisar as concepções de alfabetização de Mikhail Bakhtin e Paulo Freire, teóricos que concebem a linguagem de forma dialógica, contribuindo a compreensão e análise dos processos de alfabetização. Inicialmente, os dois teóricos são contextualizados. Em seguida, os conceitos de diálogo, consciência e julgamentos de valor são aproximados e entrecruzados. Ao final, a partir do diálogo empreendido, são explicitadas algumas implicações para a prática educativa na escola.
https://doi.org/10.20500/rce.v6i11.1624
PDF (Português (Brasil))

Références

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem, São Paulo, Hucitec, 1988.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética - a teoria do romance. São Paulo, Hucitec, 1990.

BAKHTIN, M. Estética de la creación verbal. Buenos Aires, Siglo Veintiuno, 1982.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo, Martins Fontes, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1975.

Licence Creative Commons

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.

© Revista Contemporânea de Educação 2014

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.