RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO: UMA LEITURA A PARTIR DE NORBERT ELIAS
PDF

Palavras-chave

Educação. Indivíduo. Sociedade.

Como Citar

Pereira Peres, C. P. (2020). RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO: UMA LEITURA A PARTIR DE NORBERT ELIAS. Revista Contemporânea De Educação, 15(34), 118–132. https://doi.org/10.20500/rce.v15i34.36615

Resumo

O artigo objetiva analisar as contribuições de Norbert Elias no campo social e educacional. Para tanto, toma-se como referência fundantes duas de suas elaborações teóricas, a saber: O Processo Civilizador: formação do estado e civilização (1993) e, A Sociedade dos Indivíduos (1994). As reflexões suscitadas, a partir destas obras, buscam evidenciar a individualização do indivíduo, sua relação com a sociedade individual e coletiva e a relação social com o Ser indivíduo. Portanto, as análises de Elias, contribuem significativamente para compreender as ocorrências sociais e educacionais na contemporaneidade, uma vez que, considera a cultura e a civilização elementos relacionais na sociedade, por condicionar às organizações políticas, a estrutura econômica, a tecnologia e a vida social como um todo.

 

https://doi.org/10.20500/rce.v15i34.36615
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Revista Contemporânea de Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.